Comitiva do Governo Federal visitou cidades afetadas pelas chuvas em SC
Ao lado do governador Jorginho Mello, uma comitiva do Governo Federal sobrevoou cidades atingidas pelas fortes chuvas em Santa Catarina nesta quarta-feira, 11. A vistoria foi nas cidades mais afetadas pelos temporais no Vale do Itajaí. O objetivo da ação é assegurar auxílio financeiro para a reconstrução dos municípios afetados e também reabilitação das cidades.
“Uma das nossas prioridades é investir em dragagens e temos pressa”, frisou o governador Jorginho Mello para os representantes da União. A dragagem consiste na limpeza, desassoreamento, alargamento, desobstrução, remoção, derrocamento ou escavação de material do fundo de rios, um processo que evita a ocorrência de enchentes.
O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou a a sinergia entre as defesas civis nacional, estaduais e municipais. “É fundamental para minimizarmos os danos causados pelos desastres naturais. Começamos a fazer reuniões antes mesmo de as chuvas acontecerem. Assim como o Governo Estadual existe um monitoramento feito por uma sala de situação do Governo Federal que emite alertas e relatórios diariamente”, ressaltou o ministro.
Um dos compromissos do roteiro foi a assinatura do termo de adesão do Estado ao Pacto pela Governança da Água, que busca fortalecer a relação institucional entre a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), e os Estados, por meio da cooperação para o aprimoramento da gestão dos recursos hídricos, da regulação dos serviços de saneamento e da implementação da política de segurança das barragens.
O acordo foi assinado pelo governador do Estado, Jorginho Mello, por meio da secretaria de Estado do Meio do Ambiente e Economia Verde, o ministro da Integração e Desenvolvimento, Waldez Góes e o diretor-presidente de Águas e Saneamento Básico, Maurício Abijaodi Lopes de Vasconcellos.
Visita dos ministros à Defesa Civil de Blumenau
No fim da manhã, o prefeito, Mário Hildebrandt, recebeu os representantes da União e do Estado na prefeitura, onde participaram de uma reunião com a Defesa Civil regional. De acordo com a Defesa Civil do município, no fim da manhã o rio Itajaí-Açu estava em 6 metros 47cm. Por conta disso, ainda se mantém o estado de alerta, porque o rio está cerca de 6 metros acima do nível normal. Mas segundo a diretora de Meteorologia, Tatiana Martins, neste momento, não há pontos de alagamento em Blumenau.
“A configuração de enchente é quando o nível do rio fica acima de 8 metros. Desde a tarde de ontem ele vem baixando com uma taxa de 4cm a 6cm por hora. Mas o nosso monitoramento segue intenso devido à previsão de chuvas persistentes e volumosas a partir da noite de hoje”, disse a diretora da Meteorologia. Ainda de acordo com a Defesa Civil, a cidade mantém um abrigo no bairro Itoupava Norte onde estão quatro famílias.
Deixe seu comentário nesse post