Neste ano, grupo auxiliou em resgates no Rio Grande do Sul
Um ano após a enchente que assolou Jaraguá do Sul e deixou 13 pessoas mortas, em 2009 era criado no município o Grupo Especialista em Resgate de Alto Risco (Gerar). Nesta quinta-feira (28), foi realizada uma cerimônia em comemoração aos 15 anos do grupo.
- Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
- Siga a 105 FM no Instagram! Clique aqui
Um dos fundadores do Gerar, Paulo de Almeida comentou que a criação do grupo teve relação com a tragédia climática de 2008. “2008 foi quando ocorreu grandes desastres aqui em Santa Catarina, Ilhota, Brusque, Itajaí e Jaraguá do Sul também, que foi muito afetada. E eu como bombeiro voluntário na época e vários outros colegas também, a gente viu uma deficiência de treinamento mesmo, a gente poder treinar mais especificamente para esses casos”, disse.
O presidente do Gerar de Jaraguá do Sul, Edson Roberto Schmidt, comentou que atualmente os voluntários ajudam principalmente municípios pequenos que não contam com grande estrutura para atuar em resgates de alto risco.
“Hoje em dia, para a nossa satisfação, grandes cidades já contam com equipes. Muitas dessas equipes também integram o Gerar. O foco do Gerar, na data de hoje, é auxiliar cidades pequenas, que não têm, muitas vezes, nenhuma defesa civil formada, ou, às vezes, um corpo bomberil treinado”, finaliza.
O Grupo Gerar ficou bastante conhecido no primeiro semestre deste ano, quando 60 voluntários do grupo atuaram por cerca de 30 dias nas enchentes do Rio Grande do Sul. Na noite de ontem, houve homenagens para os fundadores do grupo e os voluntários que atuaram no estado vizinho.
Deixe seu comentário nesse post