Ações foram decididas em reunião com Polícia Militar e comunidade escolar
A Prefeitura de Guaramirim anunciou a adoção de medidas para o reforço da segurança nas Unidades Escolares. As ações foram decididas em reunião com a participação da Polícia Militar, da Câmara de Vereadores, dos diretores das Escolas e CEIs e de representantes das Associações de Pais e Professores (APPs).
Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
Participe do grupo de informações da 105 FM no Telegram! Clique aqui
Uma das medidas anunciadas é a contratação de vigilância, cuja licitação está sendo providenciada pelo Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu (Cigamvali). O prazo do processo licitatório é de cerca de 30 dias. Pelo Consórcio também está em andamento uma licitação para instalação de câmeras de videomonitoramento, mas a Prefeitura destaca que as 25 Unidades Escolares de Guaramirim já possuem sistema de vigilância por vídeo, investimento que vem sendo realizado desde o início do ano passado.
Confira outras ações que serão realizadas:
- Licitação de serviços de câmeras de monitoramento e vigilância (realizado via Consórcio Cigamvali).
- Entrada nas Escolas da Rede Municipal de Ensino restrita aos estudantes e profissionais da Educação. Os pais que desejarem entrar em contato com a equipe poderão agendar atendimento via WhatsApp e, em caso de urgência, se dirigir à direção da unidade.
- Fechamento dos portões após a entrada dos estudantes, feita somente após identificação dos mesmos.
- Repasse financeiro extra às APPs para uso exclusivo em investimentos na segurança escolar.
- Elaboração de Plano de Evacuação e Contingência individualizado por Unidade Escolar.
- Aquisição e implantação de sirenes de emergência que poderão ser acionadas em situações extremas, com o objetivo de alertar a vizinhança de que algo grave está acontecendo, unindo assim a comunidade do entorno no enfrentamento de adversidades.
- Intensificação de rondas do Programa Escola Protegida, da Polícia Militar.
- Realização de treinamento para os profissionais da Educação voltada à instrução da melhor conduta a ser adotada em casos de violência nas Escolas e Centros de Educação Infantil.
- Levantamento de sugestões das APPs para melhorias em cada Unidade Escolar, possibilitando assim a identificação das necessidades específicas de cada Escola ou CEI.
- Realização de análise técnica das sugestões para identificação da viabilidade e efetividade das melhorias sugeridas.
- Avaliação da possibilidade de instalação de equipamentos detectores de metais na entrada das Escolas e CEIs da Rede Municipal.
- Ampla divulgação dos canais oficiais de comunicação para denúncia e envio de informações sobre possíveis ameaças e ataques contra as escolas, como o Escola Segura, do Ministério da Justiça (mj.gov.br/escolasegura) e o Disque Denúncia, da Polícia Civil (pelo telefone 181).
Deixe seu comentário nesse post