Todas as unidades de saúde e mais a AME (Ambulatório Municipal de Especialidades) estarão abertas para imunização dos grupos prioritários
Neste sábado (13) as Unidades de Saúde de Guaramirim que têm sala de vacinação estarão abertas das 8h às 16h, para o Dia D de vacinação.
Serão aplicadas as vacinas do calendário vacinal, incluindo a vacina da gripe para os grupos prioritários.
- Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
- Siga a 105 FM no Instagram! Clique aqui
Todas as unidades de saúde estarão atendendo, sem fechar para o almoço: Vila amizade, Centro, Bananal do Sul, Avaí, Caixa d’água, Corticeira, São Pedro, Rio Branco, Ilha da Figueira e Ambulatório Municipal de Especialidades (AME).
A Campanha é tradicionalmente realizada em todo o Brasil entre os meses de abril e maio, porém, neste ano, teve início no dia 25 de Março.
Segundo o Ministério da Saúde, a antecipação da campanha ocorre em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país.
Confira os grupos prioritários:
- crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade;
- trabalhadores da saúde;
- gestantes e mães até 45 dias após o parto;
- idosos com 60 anos ou mais;
- professores de escolas públicas e privadas;
- povos indígenas;
- pessoas com doenças crônicas;
- profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas;
- caminhoneiros;
A vacina oferecida este ano é a trivalente e protege contra três subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. Ela pode ser aplicada junto com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
Além do dia D, a vacinação está acontecendo em todas as Unidades de Saúde, diariamente. O horário de atendimento é das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h.
A vacina contra a influenza não transmite a doença, já que é produzida com vírus morto. Ela demora de duas a três semanas após a aplicação para conferir a proteção adequada. O principal objetivo da vacinação é reduzir os sintomas da doença, especialmente na população mais vulnerável que pode evoluir para formas graves e morrer em decorrência da gripe.
Deixe seu comentário nesse post