Secretaria de Saúde já iniciou compra dos equipamentos necessários
A Prefeitura de Guaramirim está preparando a abertura de Centro de Reabilitação Pós-Covid e Reabilitação Cardiopulmonar para atender os pacientes que apresentam sequelas do coronavírus e cardiorrespiratórias e que necessitam de reabilitação através dos exercícios de fisioterapia. O espaço será implantado nas dependências da Secretaria de Saúde.
A ideia do projeto foi apresentada pela fisioterapeuta e servidora municipal Andressa Schmidt e abraçada pela administração municipal que resolveu fazer os investimentos necessários para a abertura do espaço. Esta é uma iniciativa inovadora na região, principalmente no que diz respeito a reabilitação cardiorrespiratória, e que busca atender aos pacientes que contraíram covid-19, acabaram com sequelas graves e precisam de acompanhamento amplo com auxílio da fisioterapia para a sua recuperação.
A fisioterapeuta Andressa Schmidt explica que o acompanhamento especializado tem o intuito de atender as necessidades do paciente, trabalhando em prol do restabelecimento do seu estado de saúde e evitando sequelas. O Centro de Reabilitação também conta com parceria com médico cardiologista e pneumologista.
A fisioterapeuta enfatiza que a reabilitação para pacientes que foram vítimas do coronavírus tem como objetivo aliviar os sintomas da dispneia, função física e qualidade de vida e reforça a importância do trabalho de equipe multiprofissional, melhorando assim a participação do paciente na reabilitação. Já a Reabilitação Cardiorrespiratória tem ênfase nos exercícios físicos para propiciar uma melhora dos componentes da aptidão física, tanto aeróbico quanto exercícios neuromusculares (força/potência muscular, flexibilidade, equilíbrio), algo que exige a combinação de diferentes modalidades de treinamento.
De acordo com a secretária de Saúde, Cheila Rohweder, os novos equipamentos estão sendo adquiridos conforme levantamento da equipe técnica da Saúde, para que em cerca de 30 dias o local seja aberto. “Já adquirimos esteira, bicicleta ergométrica, CPAP e agora aguardamos a chegada de dois equipamentos para podermos abrir o espaço”, diz.
Deixe seu comentário nesse post