Programa foi instituído em julho deste ano pelo Governo Federal
O Município de Jaraguá do Sul está inscrito no Programa Escola em Tempo Integral, instituído em julho deste ano pelo Governo Federal, com o objetivo de fomentar a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica.
O Programa prevê assistência técnica e financeira para a criação das matrículas em tempo integral – igual ou superior a sete horas diárias ou 35 horas semanais – considerando propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular.
Jaraguá do Sul já conta com escola em tempo integral há mais de 10 anos. Atualmente três unidades atendem neste sistema: EMEB Ribeirão Molha (Rio Molha), EMEB Adelino Francener (Boa Vista) e EMEB Luiz Gonzaga Ayroso (Jaraguá 84), onde 425 alunos estão matriculados e frequentam a unidade escolar no contraturno, todos os dias.
A secretária Municipal de Educação, Emanuela Wolff salienta que, após a adesão ao programa, o próximo passo é trabalhar nas metas para criação das matrículas, organização, gestão e implementação do sistema integral em jornada ampliada na rede de ensino.
“Estamos articulando as ações que serão desenvolvidas. Temos que assegurar que a qualidade que temos hoje na educação em Jaraguá do Sul seja mantida e ampliada na oferta do ensino integral”, explica a secretária, lembrando que o Programa foi estruturado em cinco eixos – Ampliar, Formar, Fomentar, Entrelaçar e Acompanhar.
Atividades no contraturno escolar
Além disso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, tem investido fortemente na oferta de atividades variadas no contraturno escolar dos alunos da rede. Hoje, já são mais de 6.400 estudantes participando de diferentes programas e projetos que ocorrem fora do turno regular em que o aluno frequenta. Opcionais, essas atividades são escolhidas a partir das preferências e dos objetivos pessoais de cada estudante.
“Nós temos avançado muito na educação extraclasse. As atividades que oferecemos trazem um impacto positivo direto no desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes. Isso porque o aluno tem a oportunidade de exercitar e ampliar seus conhecimentos e competências. Sem falar que elas ajudam no desenvolvimento de laços e relacionamentos interpessoais”, comenta a secretária Emanuela Wolff.
Projeto Escola em Tempo Integral em Jaraguá do Sul
As EMEBs Ribeirão Molha, Adelino Francener e Luiz Gonzaga Ayroso fazem parte do Projeto Escola de Tempo Integral e realizam o desenvolvimento da matriz curricular regular do ensino fundamental, estabelecida pela Secretaria Municipal de Educação. Nos períodos matutino e vespertino (no contraturno) são oferecidas Oficinas Educativas, ministradas por professores. São oferecidas em todas as unidades escolares que participam do Projeto Escola de Tempo Integral para as turmas do 1º ao 5º ano.
O tempo de permanência do aluno na escola para participar das oficinas educativas equivale a 4 horas/aula diárias. As oficinas educativas oferecidas na Escola em Tempo Integral são: Alfabetização e Letramento, Alfabetização Matemática, Letramento Científico, Jogos de Mesa, Jogos Coletivos, Linguagem, Musicalização, Dança e Teatro.
As oficinas educativas fazem parte do currículo dos alunos. São inseridas no histórico escolar e com recebimento de boletim trimestralmente apresentando o resultado de seu desempenho nas oficinas.
Deixe seu comentário nesse post