Vítima estava internada por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)
A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul informou que recebeu a confirmação do primeiro óbito por Influenza A H1N1 de 2023.
Trata-se de uma mulher, na faixa etária dos 80 aos 89 anos, com comorbidades, que esteve internada por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e evoluiu para óbito na primeira quinzena de junho.
De acordo com o boletim epidemiológico da Influenza da Diretoria de Vigilância do Estado, até o dia 19 de junho de 2023, outros 31 óbitos por Influenza A e B foram registrados em Santa Catarina. Cerca de 87% dos casos apresentavam, pelo menos, uma comorbidade/fator de risco.
A Secretaria Municipal de Saúde, segue reforçando a importância da vacinação contra a gripe. A Campanha começou no dia 10 de abril e desde o dia 15 de maio, a vacina está liberada para todas as pessoas acima de 6 meses. Até o momento, 45% do público-alvo procurou uma Unidade de Saúde para receber a vacina.
A campanha termina nesta sexta-feira (30), mas as Unidades de Saúde com Sala de Vacinas continuarão vacinando contra a gripe durante as próximas semanas, até o fim dos estoques.
Prevenção
O Secretário de Saúde de Jaraguá, Alceu Moretti, ressalta que, além da vacina, é recomendado adotar medidas de prevenção para evitar a gripe, como higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar ou depois de usar o banheiro; antes das refeições; antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimão, bancos, maçanetas), além de manter hábitos de alimentação saudáveis, com ingestão de líquidos e realização de atividades físicas.
Pessoas com sintomas de gripe, devem evitar contato com outras pessoas. Em caso de suspeita, o paciente deve procurar atendimento médico e iniciar o tratamento o mais breve possível, para evitar complicações da doença.
Deixe seu comentário nesse post