Doses chegaram no estado ontem (19)
Jaraguá do Sul deve receber na manhã desta quinta-feira (20), 2.340 doses de vacina contra a covid-19 fabricadas pela Pfizer e que chegaram ao Estado de Santa Catarina nesta terça-feira (18). O secretário municipal de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, informa que o município está entre os 11 do Estado a receberem o imunizante, por causa do processo de logística e uso da vacina dentro das normas de conservação e aplicação.
Moretti informa ainda que junto com o imunizante, a Secretaria Municipal de Saúde receberá o mesmo quantitativo de seringas para aplicação da Pfizer, que apresenta características diferentes em relação às vacinas CoronaVac e AstraZeneca.
As vacinas da Pfizer devem ser utilizadas como primeira dose (D1) para dar continuidade à vacinação de pessoas com comorbidades, deficiência permanente grave, gestantes e puérperas com comorbidades. “Assim, deveremos abrir para uma nova faixa etária de público com comorbidades, a partir desta quinta-feira (20), o que será devidamente divulgado nos canais oficiais da Prefeitura de Jaraguá do Sul e na imprensa local”, destaca ele.
Nota técnica da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, destaca que a vacina da Pfizer vem em frasco-ampola multidose com seis doses (0,3ml/dose) – após a diluição, o total de doses deverá ser utilizado em seis horas, sob refrigeração (2°C à 8°C) e o intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina de 12 semanas.
A expectativa é que as vacinas da Pfizer cheguem ainda pela manhã na Central de Vacinas, localizada no Parque Municipal de Eventos. Em seguida, deve acontecer uma capacitação às equipes.
Deixe seu comentário nesse post