Rampa de acesso à ponte foi removida nesta quarta-feira, para começar o conserto da estrutura
Representantes das prefeituras de Jaraguá do Sul e de Guaramirim devem se reunir ainda nesta semana, na sede da Amvali, para discutir a retomada do projeto de construção de uma nova ponte sobre o Rio Itapocuzinho, na atual passagem conhecida como ‘Ponte da Zanotti’. A informação é do diretor de Captação de Recursos e do Escritório de Projetos e Planejamento de Jaraguá do Sul, Antônio Carlos da Luz.
Conforme ele, os secretários ligados à obras e planejamento e Defesa Civil de ambos os municípios tratarão da revisão do convênio já existente, bem como do projeto da nova ponte e das responsabilidades de cada prefeitura.
Ainda, de acordo com o diretor, no convênio já formalizado há alguns anos sobre o caso da ponte, cada município ficaria responsável por executar os enrocamentos em cada lado do Rio Itapocuzinho. Também, que Jaraguá do Sul ficaria responsável pela demolição da estrutura atual.
Outro ponto a ser levado em consideração é o orçamento para a construção de uma nova estrutura e o modelo mais adequado para o local. O último orçamento desta obra, segundo Antônio Carlos da Luz, foi feito em 2023. A ideia é atualizar o orçamento para enviar à licitação, o mais breve possível.
O projeto terá que seguir as exigências do Ministério Público no que se refere à drenagem e toda a questão ambiental, já previstos num Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público. Atualmente, há um ponto de estrangulamento do Rio Itapocuzinho naquele local.
A passagem é considerada de grande importância, principalmente, para quem mora num lado do rio e trabalha empresas do outro. Antônio da Luz destaca que, possivelmente, ainda neste ano seja começada a construção da nova ponte.
INTERDIÇÃO
A Secretaria de Obras de Jaraguá do Sul começou nesta quarta-feira, 2, os trabalhos de recuperação da estrutura da ponte, que foi interditada pela Defesa Civil. Um dos pilares de concreto apresentou rachaduras e precisará ser substituído.
Uma equipe da Secretaria de Obras removeu a rampa de acesso à ponte, que era uma estrutura de madeira e com as vigas de madeira danificadas pela ação do tempo. Pelo menos, por enquanto, a ligação entre os bairros Centenário (Jaraguá do Sul) e Imigrantes (Guaramirim) é feita pela BR-280, na ponte do Portal.
Deixe seu comentário nesse post