Ontem, dia 11, ar de Jaraguá foi classificado como insalubre
Embora pareça encantador, o sol desta manhã (12) em Jaraguá do Sul e região refletem o que tem sido observado em diversas regiões do Brasil: resultado preocupante das queimadas e da poluição atmosférica.
- Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
- Siga a 105 FM no Instagram! Clique aqui
A cor alaranjada no céu e vista pela comunidade é causada pelo espalhamento da luz, que é intensificado pela presença de partículas de poluição na atmosfera.
Em condições normais, sem o registro da fumaça, a luz azul é mais dispersa. No entanto, quando há muita poluição, partículas como fuligem e outros poluentes resultantes das queimadas fazem com que as cores quentes, como vermelho e laranja, se tornem mais evidentes, conferindo ao Sol e ao céu uma coloração alaranjada.
Ar dez vezes mais poluído é registrado em Jaraguá
De acordo com informações do site suíço IQAir, Jaraguá do Sul registrou o ar 10 vezes mais poluído que o normal nesta quarta-feira (11). O site classificou o índice de Jaraguá do Sul como insalubre, com uma pontuação de 153. O IQAir tem seis níveis de classificação do ar, conforme a pontuação: De 0 a 50, a condição do ar é boa; de 51 a 100, moderada; de 101 a 150, insalubre para grupos sensíveis; de 151 a 200, insalubre; de 201 a 300, muito insalubre; mais de 301, perigoso.
Para os próximos dias, a previsão é que a condição do ar não melhore. De acordo com o site, a pontuação de Jaraguá do Sul pode passar novamente de 150 na sexta-feira e no sábado.
O site orienta os moradores a reduzir o exercício ao ar livre, fechar as janelas para evitar o ar sujo e que grupos sensíveis devem usar máscaras ao ar livre. Também é recomendado a utilização de um purificador de ar.
Com informações do Olhar Digital.
Deixe seu comentário nesse post