A Vigilância Epidemiológica recebeu a notificação de um caso positivo de raiva em um cão do mato morto por atropelamento
No dia 16 de maio o Programa de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul, recebeu uma notificação da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) sobre um cão do mato morto por atropelamento no bairro Centenário e que, ao passar por análise, foi constatado o vírus da raiva.
A partir desta notificação, os agentes do Controle de Zoonoses mapearam as residências no entorno do local onde o cão foi encontrado morto (em um raio de 300 metros) e já começaram a vacinação preventiva de todos os cães e gatos.
Foram mapeadas 202 casas e 102 animais, sendo que, 97 já tomaram a primeira dose da vacina. A região aonde está ocorrendo a vacinação fica nas imediações do viaduto do Centenário.
O diretor de Vigilância em Saúde, Dalton Fischer, lembra que o Município de Jaraguá do Sul faz um trabalho constante de monitoramento e identificação de possíveis casos positivos de raiva, justamente, como forma de prevenção.
“Em função deste trabalho conseguimos identificar os casos e realizar os procedimentos de prevenção adequados”.
Deixe seu comentário nesse post