Empregos formais na área de TI e atendimento público online à população são alguns dos destaques
Jaraguá do Sul, no norte de Santa Catarina, é o município mais bem posicionado entre as cidades médias (com 100 a 500 mil habitantes) do Brasil no quesito Tecnologia e Inovação, segundo o Ranking Connected Smart Cities. No município, 16,28% dos empregos formais são no setor TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) e a velocidade média das conexões contratadas é de 84 mbps.
O levantamento ainda revela que 93,9% do município tem cobertura 4 G e que 21,2% dos trabalhadores formais têm ensino superior. O atendimento público à população por meio de aplicativo próprio da Prefeitura (Jaraguá na Mão), sistema de iluminação pública com controle online, semáforos inteligentes e bilhetagem eletrônica do transporte público também são pontos importantes que elevam a colocação de Jaraguá do Sul no mapa da inovação brasileira.
Com forte tradição no empreendedorismo e inovação, a cidade conta também com um Centro de Inovação, berço de incubadoras, administrado por meio de uma parceria público-privada. Entre as empresas envolvidas está a gigante WEG. Para o prefeito Antídio Lunelli essa é uma busca que precisa ser constante. “O avanço tecnológico proporciona ferramentas para que a gente facilite a vida das pessoas. O poder público precisa utilizá-las e, mais, participar ativamente do desenvolvimento delas”.
Sobre o Ranking Connected Smart Cities 2021
O Ranking Connected Smart Cities 2021, estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, mapeou todos os 677 municípios com mais de 50 mil habitantes do Brasil. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do país. A edição 2021 do estudo conta com 75 indicadores que atestam serviços inteligentes nas cidades.
O resultado é apresentado em 4 frentes: posição geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional. O estudo é composto pelos indicadores de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia.
Deixe seu comentário nesse post