Idealizador da Schützenfest e criador do Cruz de Malta foi deputado estadual e vice-prefeito
Ademar Duwe faleceu na madrugada desta quinta-feiram dia 11 de março aos 83 anos. Natutal de Jaraguá do Sul, nascido em 11 de junho de 1938, Duwe foi deputado constituinte e deputado estadual na Assembleia Legislativa, secretário de Estado de Santa Catarina. Em Jaraguá do Sul ainda, fundou a empresa ADV Aurora e o Clube Cruz de Malta. Por ser um dos idealizadores da Schützenfest, Duwe era o presidente de honra da CCO da Festa dos Atiradores.
De acordo com a funerária Leier, o velório está programado para iniciar às 10h desta quinta-feira (11), na Capela Maria Leier, no Centro. O sepultamento deve ocorrer por volta das 16h, no Cemitério do Rio da Luz.
Histórico
Duwe foi fundador do primeiro supermercado de Jaraguá do Sul, em 27 de agosto de 1969, e um abatedouro de frangos, firma denominada Ademar Duwe Ltda., em 1975 passou à marca Friluza, sendo Frigorífico Rio da Luz S.A, em 1978, mudou para Fril Frigorífico Rio da Luz S.A. Já em 1984, vendeu a empresa para o Grupo Ceval Seara, quando foi nomeado diretor e permaneceu no grupo até 1986. Na mesma época, foi convidado para ser candidato a deputado e foi assim o início da trajetória política.
Foi deputado eleito para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em 1986. Em 1988, foi deputado estadual Constituinte.
Em 1989 foi nomeado secretário, a convite do governador Pedro Ivo Campos para a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social. Em seguida, o governador o transferiu para Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e exerceu a função até o final do governo de 1989.
Nas eleições de 1994 foi lançado candidato a senador, mas não se elegeu. No início do governo de Paulo Afonso, foi convidado a assumir a Secretaria Secretaria do Meio Ambiente. No último ano do governo de Paulo Afonso, foi nomeado secretário da Casa Civil e também eleito vice-prefeito de Jaraguá do Sul, onde, por várias vezes, assumiu como prefeito na Gestão de Ivo Konell (1989-1993), além de presidente do Conselho de Administração da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).
Entre tantos feitos, a primeira obra da rede de esgoto sanitário de Jaraguá do Sul saiu do papel no Bairro Água Verde. O então ministro do Planejamento, José Serra (governo de Fernando Henrique Cardoso) o nomeou presidente em Santa Catarina do Conselho do Programa de Saneamento de Águas Residuais (PROSANEAR). Para o Estado foram disponibilizados R$ 45 milhões, dos quais RS 12 milhões liberados para Jaraguá do Sul no governo de Geraldo Werninghaus.
Na 1ª Schützenfest, Duwe e Norberto Barg, que presidia a Sociedade Rio da Luz, hoje Associação, lançaram a ideia da festa, concretizada em 1989, que movimenta a economia, incentiva a cultura e integra as pessoas. Outra realização foi o asfaltamento da rodovia estadual a partir da Malwee, que tinha o acesso de estrada de chão até Pomerode/SC – a obra foi iniciada no governo Pedro Ivo e inaugurada, em 1991, pelo Casildo Maldaner, Vice-Governador.
Ademar Duwe foi homenageado como Deputado Constituinte, em sessão especial da Assembleia Legislativa, em 2019, nas comemorações de 30 anos da Carta Constitucional catarinense assinada em 5 de outubro de 1989.
“O bom é ver que a festa continua gerando empregos e renda extra, os altos investimentos do Samae em saneamento básico não param e a rodovia, agora revitalizada, segue na sua função social e econômica”, escreveu Ademar Duwe para o site Memorial da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
Deixe seu comentário nesse post