Feito foi obtido pelo IFSC no Enade
O curso superior de Tecnologia em Design de Moda do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), foi destaque na última edição do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade): dos 74 cursos que realizaram o exame na área, foi um dos que obtiveram conceito 4 (a escala vai até a nota 5). Além disso, um dos estudantes formados no curso, Eduardo Luís Kurt, obteve a maior média nacional no Enade.
Segundo a coordenadora do curso, Ariela Porto, o resultado demonstra toda dedicação e excelência das pessoas envolvidas na implantação do curso, mas principalmente dos estudantes. “Os alunos são o real motivo de todos esses resultados, pelo seu empenho e também por nos motivarem a continuar nos doando ao que fazemos”, afirma.
Além do Enade, a graduação em Design de Moda do IFSC de Jaraguá do Sul também obteve nota máxima no processo de Reconhecimento do Curso, junto ao MEC. “Neste contexto de ótimos resultados, inclusive diante de todas as estatísticas nacionais e ao comparar com os demais cursos de Design de Moda, ficamos muito orgulhos do trabalho que estamos desenvolvendo”, comemora.
Melhor aluno
Formado no primeiro semestre deste ano no curso do IFSC, Eduardo Kurt obteve a maior média nacional no Enade 2022. Para ele, a formação em Design de Moda foi uma experiência muito enriquecedora. “Digo isso como indivíduo, mas também acadêmico e profissionalmente. Apesar do curso ser relativamente novo, já conta com uma estrutura que beneficia muito os discentes. Entre os diferenciais estão a abrangência da grade curricular e a presença de professores extremamente capacitados, sempre presentes e empenhados em garantir o melhor para o Instituto e a comunidade”, destaca.
Sobre a nota no Enade, porém, Eduardo foi pego de surpresa. “Com certeza eu não esperava isso! Para falar a verdade, acho essa situação bem engraçada. Uma coisa é tirar notas boas em trabalhos e provas cotidianas, mas ter a maior média em uma prova de nível nacional foi super inesperado. Acredito que o que mais contribuiu para esse desempenho, além de todo o suporte da instituição federal, foi a minha atitude com relação aos estudos: sempre busquei extrair o máximo dos conteúdos lecionados em sala de aula e ter um tempo de qualidade no que dizia respeito à aprendizagem”, conta.
Agora formado, o egresso do IFSC atua na área do curso e coloca em prática muito do que aprendeu durante a graduação. “A formação me serve de auxílio em uma infinidade de situações. Trabalho como assistente de estilo desde 2021 e, há alguns meses, passei a trabalhar em uma empresa de maior relevância, o que foi um passo importante na minha carreira. Fora da esfera profissional ainda estou tentando descobrir quais serão meus próximos passos e como ocupar o tempo que a graduação preenchia na minha vida”, revela.
Enade
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é aplicado a todos os cursos de graduação do país. Seu objetivo é avaliar o rendimento dos concluintes dos cursos superiores em relação aos conteúdos previstos nos currículos dos cursos, bem como o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. É organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Deixe seu comentário nesse post