Iniciativa da Band avalia eficiência fiscal, educação, saúde e infraestrutura
Definindo Cidade Excelente como aquela que “atrai o que há de melhor, onde as pessoas querem viver e as empresas se instalar, a Band premiou os melhores municípios de Santa Catarina. Jaraguá do Sul ficou com o primeiro lugar entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. Agora, a cidade vai para etapa nacional da premiação.
Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
O Cidades Excelentes avalia critérios como Eficiência Fiscal, envolvendo o percentual de endividamento, autonomia fiscal, capacidade de investir, resultado fiscal e índice de transparência. E também o Desenvolvimento Econômico, levando em conta o PIB per capita, a taxa de pobreza, renda domiciliar per capita, índice de ocupação e de desemprego, taxa de homicídios, e de mortes no trânsito.
Na Educação, foram considerados índices de analfabetismo, a expectativa em anos de estudo, taxa de abandono, gasto com educação por aluno, resultados do IDEB, e acesso à educação infantil -creche.
No pilar Saúde e qualidade de vida, o prêmio Cidades Excelentes avaliou dados sobre a cobertura da Saúde da Família, expectativa de vida ao nascer, número de leitos hospitalares por mil habitantes, número de profissionais da saúde por mil habitantes, taxa de mortalidade infantil, casos por Covid-19 por 100 mil habitantes e mortes por Covid-19 por 100 mil habitantes.
O último critério, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, fez um levantamento das condições urbanos, dos serviços, abastecimento de água, frota por habitante e tempo de deslocamento entre casa e trabalho.
Reconhecimento importante
Para o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, o reconhecimento é importante porque mostra mais uma vez que a gestão está no caminho certo. “Essa iniciativa da Band incentiva que todos busquem melhorias para as suas cidades e isso acontece com gestão e trabalho sério. Não tem segredo, é respeito ao dinheiro público, administração de resultado, foco, equipe eficiente e dedicada e transparência”, afirma.
Deixe seu comentário nesse post