Estrutura desabou em novembro do ano passado
A Prefeitura de Jaraguá do Sul vai cobrar agilidade do Governo do Estado de Santa Catarina na construção de uma nova ponte ligando os municípios de Jaraguá do Sul e de Schroeder. Conhecida como Ponte da Trindade, a estrutura sobre o Rio Itapocuzinho foi construída pelo Governo Estadual no ano de 2010, por se tratar de importante ligação entre municípios, sendo interditada na noite do dia 29 de novembro de 2022, depois que ocorreu o afundamento da cabeceira no território jaraguaense. A medida impediu a passagem de veículos, mas, precariamente, pedestres ainda se arriscavam a passar e evitar um deslocamento maior para chegar a outra margem.
Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
Participe do grupo de informações da 105 FM no Telegram! Clique aqui
Dias depois, mais uma parte da cabeceira danificada desabou, impedindo completamente a passagem. Técnicos da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos chegaram a conclusão que construir uma ponte provisória no local não seria viável naquele momento. Decidiram ainda que a Prefeitura deverá iniciar nas próximas semanas a construção do enrocamento na margem direita do Rio Itapocuzinho, que pertence a Jaraguá do Sul. Do outro lado do rio, a prefeitura de Schroeder é quem deve fazer o serviço.
“Da mesma forma, nós já informamos oficialmente ao Estado, por meio do Deinfra e do próprio governador Jorginho Mello, que essa ponte é necessária e cuja responsabilidade de construção é do Estado, pois é ligação entre dois municípios e o Estado construiu a anterior”, mencionou o prefeito Jair Franzner.
“Gostaríamos de fazer uma ponte provisória, mas, infelizmente, pela abertura que teve o leito do rio, não existe como fazer”, completou, dizendo ainda que pretende conversar com o prefeito de Schroeder nos próximos dias sobre a possibilidade da prefeitura de lá executar o enrocamento da margem esquerda, fazendo com que o rio volte a ter o leito original, facilitando até mesmo a construção de uma passagem provisória com toras de eucalipto. Franzner também vai sugerir uma audiência com o governador para tratar deste assunto.
Desde o dia 30 de novembro, a Rua Arthur Ropelato está interditada a alguns metros antes da ponte para evitar a aproximação de veículos e pessoas. Motoristas utilizam os outros acessos a Schroeder, como a ponte na Rua Tercílio Demarchi, no Bairro Santa Luzia que liga ao Itoupava-Açu, em Schroeder e o acesso principal entre os dois municípios pela Rua Jaraguá, no Bairro João Pessoa e até mesmo lá por Guaramirim com acesso ao Bairro Schroeder I.
Deixe seu comentário nesse post