O evento é promovido desde 2008 pela Prefeitura de Joinville
A Semana de Conscientização e Orientação sobre a Saúde Mental de Joinville teve início nesta segunda-feira (13) com o apoio do Centro Universitário Católica de Santa Catarina (Católica SC), e outras instituições de ensino superior do município, para ajudar na conscientização da comunidade sobre o tema. O evento é promovido desde 2008 pela Prefeitura de Joinville, sempre no mês de maio, visto que no dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.
Ano após ano, a intenção da iniciativa é desmistificar conceitos, oferecer formação e qualificar a rede de atendimento local, de forma a reduzir os casos de hospitalizações, ou institucionalização do tratamento da saúde mental das pessoas, o que abrange o cuidado de usuários das Unidades de Referência em Saúde Mental.
Um dos pontos altos da programação deste ano acontecerá na quinta-feira, dia 16, com a realização de uma caminhada alusiva à luta antimanicomial, sob a proposta de conscientizar a comunidade sobre a importância do tratamento com liberdade, respeito e igualdade, para as pessoas que apresentam algum tipo de sofrimento mental. Aberta à participação de toda a comunidade, a ação irá concentrar a saída dos grupos junto à Praça da Bandeira, a partir das 8h. Com início oficial às 9h, o percurso seguirá pela Rua XV de Novembro e será finalizada no campus da Católica SC, onde serão promovidas diferentes ações de acolhimento.
“O movimento da Luta Antimanicomial, propõe reflexões e ações voltadas à compreensão da responsabilidade e do respeito ao outro, da consciência de que as pessoas têm o direito funcional à liberdade, de viverem em sociedade e de receberem um tratamento de qualidade. O evento também propõe a inclusão e o sentimento de pertencimento para todos os envolvidos, uma proposta para que possamos prevenir e promover saúde mental, sem preconceito”, aponta a coordenadora e professora do curso de Psicologia da Católica SC, psicóloga Mariane de Souza Cardoso.
Ainda como parte das atividades previstas, desde a segunda-feira e durante esta terça-feira (14), estarão ocorrendo capacitações gratuitas direcionadas a profissionais da saúde, da educação, acadêmicos e demais pessoas interessadas no tema da saúde mental. Entre os assuntos abordados, estão meditação mindfulness e a importância do diagnóstico e tratamento adequados para o desenvolvimento infantil. Já na sexta-feira (17), ocorrerão ações de psicoeducação em escolas da rede municipal de ensino joinvilense. É importante que os interessados acessem o site e façam a inscrição antecipadamente no site da Prefeitura de Joinville, pois as vagas são limitadas e com público específico para cada atividade.
A programação completa está disponível no link: https://bit.ly/Semana-Saude-Mental-Jvll2024
Deixe seu comentário nesse post