Confira!
Resultado positivo a que preço?
Muito se fala em bons resultados das empresas, de rentabilidade, de geração de lucro, de ganhos.
Ao olhar unilateral de finanças ou contábil, que é permeado pelo prisma de índices ou números que representam: lucro, Ebitda, ou algum outro indicador. Estes sendo positivos, é sinal que a empresa vai muito bem. Uma empresa que cresce em seu faturamento ou lucro anualmente, é reconhecida pelo mercado como uma empresa de gestão muito boa, de gestão eficiente. Assim ela é entendida no mercado como uma empresa modelo, que deve ser seguida pelas. Mas ela o é de fato?
Realmente as pessoas que a compõe estão satisfeitas, realizadas? Sentem-se reconhecidas como integrantes e estruturantes efetivas do todo? Ou não?
Será que são destacadas internamente como quem de fato garantiu o resultado positivo ou são tratadas pela célebre frase: são contratadas para isto, não fazem mais que a obrigação.
Bem, por mais positivo que possa ser o resultado de uma empresa, é necessário que esta pare e observe os movimentos que as pessoas estão fazendo dentro de sua estrutura. Sinais simples de que as coisas estão bem, mas não tão bem ao ponto de dizer que a empresa tenha uma excelente gestão. Os resultados financeiros podem ser oriundos de diferentes variáveis intervenientes das quais a empresa tem pouca ou quase nenhuma gerência, como a flutuação cambial por exemplo. Alguns ajustes e adequações podem ser realizadas, mas a empresa não consegue evitar que a variação cambial aconteça. Este é um simples exemplo que ação externa muito significativa pode interferir nos resultados gerais de uma empresa e que pouco ou quase nada foi feito.
Sinais de saída de colaboradores para outras empresas em condições diferentes da atual, podem representar algo bem mais significativo que uma simples troca. Muitas vezes estas empresas oferecem uma condição melhor de ambiente, ou reconhecimento, ou de evolução de carreira que a atual.
Infelizmente é comum as empresas oferecerem à quem está saindo uma condição de aumento ou mesmo uma promoção de última hora, quando a pessoa sinaliza a sua saída. No melhor estilo: marmelada na hora da morte. Será que os gestores não conseguiram observar isto antes? Será que estavam encantados com os bons resultados de índices e números financeiros e esquecerem de observar os seus liderados? Bem provável…
Bons profissionais saem e nem sempre buscam algo maior, mas sim algo melhor, com melhor qualidade. E é esta questão que a empresa precisa se fazer:
Qual a qualidade de meu crescimento financeiro? Estou gerando um ambiente de evolução de pessoas comprometidas, que querem crescer junto com a empresa? Ou, eu empresa, estou expurgando os bons???
Muitas empresas que hoje alcançam excelentes resultados financeiros, deveriam olhar mais para suas pessoas e entender que são estas que efetivam o resultado. Que são elas, as pessoas, o principal ativo que uma empresa tem. Que são elas, as pessoas que elevam ou desmoronam uma empresa?
E você está fazendo o que com os seus? Convidando-os em permanecer na estrutura e crescerem juntos? Ou colocando os bons para fora, pois não tem tempo de prestar atenção neles pois está inebriado com o lucro alcançado?
Lembrete importante: pessoas é que geram lucro!!!!
Pense nisto, [email protected].
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