Ministério da Educação deve banir uso dos aparelhos nas escolas
O Ministério da Educação anunciou que, ainda em outubro, lançará um projeto de lei para banir o aparelho nos colégios do país. A maioria das escolas municipais da microrregião de Jaraguá do Sul, já proíbem os celulares em sala de aula.
- Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
- Siga a 105 FM no Instagram! Clique aqui
Em Jaraguá do Sul, segue em vigor uma lei de 2008, que proíbe o celular nas escolas, como destaca a secretária de Educação, Iraci Müller.
“Orientamos aos pais que não disponibilizem os celulares para as crianças levarem para a escola. Na unidade escolar, os estudantes têm acesso à internet com uso de chromebook”, afirmou.
A secretária de Educação de Guaramirim, Claudia Chiodini destaca que os celulares também são proibidos no ambiente escolar da rede municipal. “Não autorizamos o uso de celular nas escolas. Os estudantes têm à disposição dispositivos oferecidos pelo próprio município e, estes sim, são utilizados com objetivos pedagógicos”, informa.
A secretária de Educação de Schroeder, Armelinda Walz, destaca que o Município investiu em outras tecnologias para substituir o uso do celular nas escolas. “Não é permitido o uso de celular em sala de aula. Investimentos muito em computador, eTVs, porque temos a obrigatoriedade de investir em tecnologias. Ainda temos o investimento em lousas interativas”, destaca.
A secretária de Educação de Massaranduba, Sandra Reikavieski, comentou que o celular pode ser utilizado para fins pedagógicos. “Quantos aos estudantes, eles podem utilizar esporadicamente o celular para fins pedagógicos quanto solicitado. Mas, de rotina, eles devem deixar desligados”, disse.
O secretário de Educação de Corupá, Joney Morozini, relatou que as tecnologias devem ser adequadas aos fins pedagógicos. “Nós respeitamos a lei estadual que proíbe os celulares em sala de aula. Só é permitido o uso com aviso prévio, avisando os pais”, finaliza.
Uma pesquisa do Instituto Datafolha mostrou que 62% dos brasileiros com 16 anos ou mais são a favor da proibição dos celulares nas escolas, tanto nas salas de aula, quanto no recreio. Qual sua opinião?
Deixe seu comentário nesse post