Prefeitura garante que possui vacinas para iniciar imunização
3.463 corupaenses do grupo prioritário participarão das primeiras quatro fases da vacinação contra o coronavírus. A imunização será dividida, em primeiro momento, em quatro fases, sendo que na primeira serão atendidos trabalhadores da saúde, população idosa a partir dos 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena.
Numa etapa seguinte, estão programadas para receber a vacina contra o coronavírus pessoas entre 60 e 74 anos. Na terceira fase do Programa Nacional de Vacinação, será atendido o público com comorbidades que apresenta maior chance para agravamento da doença (como portadores de doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras) e por fim, professores, forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional.
A secretária de Saúde de Corupá, Franciesca Lunelli, comenta que o município tem equipes e locais prontos para realizar a vacinação com segurança. “A gente tem equipe preparada e estrutura para realizar a vacinação”, afirma.
A secretária de Saúde Franciesca Lunelli comenta que o município espera que o Ministério da Saúde e o Governo do Estado compram com o prometido, mas Corupá está preparada se não vier os insumos. “Segundo os planos do Ministério da Saúde e do Governo Estadual, eles vão disponibilizar a vacina e os insumos para cada fase. Se acaso eles não encaminharem os insumos apenas as vacinas, nós temos insumos suficiente para realizar a vacinação”, disse.
A secretária comentou também que os secretários de Saúde da região se reuniram ontem para discutir a vacinação. “Teve reunião com todos os Secretários de Saúde e todos eles vão seguir o que for determinado pelo Ministério. Ninguém está se movimentando para comprar as vacinas”, informa.
Na primeira fase, cerca de 800 corupaenses serão vacinados. A segunda fase contempla 1.100 pessoas. Na terceira, 1.400 corupaenses deverão ser vacinados. E na última fase, 131 professores e 31 pessoas da força de segurança receberão a vacina.
Deixe seu comentário nesse post