Nesta sexta-feira (23) a vacinação foi liberada para o público de 63 anos ou mais
A semana teve movimento intenso na Central de Vacinas covid, no Parque Municipal de Eventos. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul, 4.593 pessoas haviam sido imunizadas até a metade da tarde desta sexta-feira (23). Foram 3.657 aplicações da CoronaVac, sendo 3.639 D2 e 936 doses da AstraZeneca, destas, 204 retornos.
Na terça-feira (20) o município recebeu 1.860 novas doses para aplicação da D2. A expectativa é de que outra remessa deva chegar em breve. Vale lembrar que nesta sexta-feira (23), a vacinação foi liberada para o público de 63 anos ou mais e profissionais da saúde, em atuação, a partir dos 25 anos.
Além destes, também segue a vacinação para os profissionais em atuação na área da saúde que possuem comorbidades, devidamente comprovadas.
A Central de Vacinas, no Parque Municipal de Eventos, fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. E sábado, das 8 às 17h.
Retorno para a segunda dose
O retorno para completar a imunização fica agendado no momento em que a pessoa recebe a primeira dose. A data está marcada na carteirinha de vacinação e é importante que a pessoa compareça no dia estabelecido. “As pessoas devem ter a consciência de que somente com as duas doses a imunização vai estar completa e com a eficácia esperada”, salienta Ana Kneipp.
A eficácia prometida foi determinada a partir de estudos com duas aplicações. Além de aumentar a proteção contra a covid-19, a segunda dose ajuda a prolongá-la.
Quem não completa o esquema vacinal está mais sujeito à infecção pelo coronavírus, em comparação com pessoas que recebem as duas doses. Até por isso, esse indivíduo não contribui tanto para o controle da circulação do vírus.
Após a vacinação, a imunidade vai levar de 15 a 30 dias após a segunda dose para atingir o seu máximo.
Deixe seu comentário nesse post