Pesquisa revela dados sobre o comportamento dos idosos na cidade
Foi apresentada na semana passada, na Unisociesc Jaraguá do Sul, a Pesquisa do Perfil dos Idosos no município. O trabalho envolveu 1.732 idosos e foi desenvolvida desde 2020 com o apoio financeiro do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso.
Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
Conforme a presidente do conselho, Luana Murara, com o material foi possível conhecer a realidade dos idosos do município e assim, desenvolver políticas públicas.
“É uma das poucas cidades do Estado que possui esse diagnóstico. A partir dele, poderemos verificar as necessidades da população idosa e avançaremos muito em relação as políticas públicas”, disse.
Entre os dados apresentados, o diagnóstico de que 72% dos entrevistados não nasceram em Jaraguá do Sul, mas vieram em busca de emprego e de uma vida melhor. A maioria dos entrevistados são casados e, entre os homens, a renda média é de um a três salários mínimos. Entre as mulheres, a renda média é menor, até um salário mínimo.
Participe do grupo de informações da 105 FM no Telegram! Clique aqui
Os idosos com menos renda se concentram entre os bairros Rio Molha, João Pessoa, Jaraguá 99 e Jaraguá 84. Aqueles com renda mais alta, ficam no Centro, Czerniewicz e Amizade.
A maioria não é dependente financeiramente, mas um em cada cinco entrevistados não sai sozinho de casa. Cerca de 90% relatou alguma doença crônica, em sua maioria, cardiovascular. Os idosos que menos relataram doenças foram os idosos que tinham maior renda.
Deixe seu comentário nesse post