Antes visto apenas nas áreas rurais, mosca ganhou ‘força’ na área urbana da região
Um inseto quase invisível a olho nu, medindo em um e quatro milímetros, vem tirando a paz de moradores de Jaraguá do Sul e região. O maruim, antes visto apenas em áreas rurais já começa a surgir em áreas urbanas.
- Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
- Siga a 105 FM no Instagram! Clique aqui
O diretor do Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu (Cigamvali), Ronnie Lux, explicou sobre a distribuição do Controlador Bioativo do Maruim, distribuído gratuitamente aos municípios da região.
“Atualmente a gente faz uma distribuição de aproximadamente duas mil garrafas para os municípios da Amvali. Existem áreas rurais que já vem utilizando esse produto a longo prazo, vale salientar que ele não é um veneno, ele não mata o maruim. Ele diminui a reprodução, o processo evolutivo da larva”, disse.
Conforme Ronnie Lux, toda a população da região tem acesso o produto, basta ir à Secretaria de Agricultora do município e fazer a solicitação. Porém, ele reforça que a aplicação deve ser constante.
“Esse produto aqui desenvolvido em Jaraguá do Sul, ele é um produto que precisa ser passado com aquele borrifador de costal ou alguma coisa assim a cada quinze dias, ou na roçada de terrenos, ou se a pessoa tiver uma área de brita ser passado. Ele é quase um encharcar e ele evita o desenvolvimento”, finaliza.
Nas Secretarias Municipais de Agricultura da região a população recebe mais orientações sobre a aplicação do produto.
Deixe seu comentário nesse post