Preços dos insumos também subiu consideravelmente em 2021
Nas últimas semanas foi iniciada a colheita do arroz na região. A produção está dentro das expectativas, mas a inflação afetou os custos dos insumos e o valor de mercado do grão caiu. No ano passado, a saca do arroz de 50 quilos era de R$ 85 e para este ano o valor gira em torno de R$ 60. Além disso, os custos de produção subiram em torno de 20% desde a última colheita.
Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
O presidente da Cooperativa Juriti de Massaranduba, Orlando Giovanella, detalha a situação da queda do valor do arroz. “Nós tivemos os últimos dois anos excelentes, tivemos um custo baixo e com preços bons. Infelizmente, os custos de produção aumentaram e muito”, disse.
Participe do grupo de informações da 105 FM no Telegram! Clique aqui
De acordo com o presidente Orlando Giovanella, o calor em excesso na região não atrapalhou a produção. “A grande parte dos nossos produtores estava com o arroz passado da hora da floração, já em processo de amadurecimento. Esse excesso de calor não foi prejudicial. 2011 teve muito calor e foi perdido muito arroz”, finaliza.
Após a colheita da safra do arroz no início deste ano, os rizicultores da região ainda realizam a colheita da ressoca, que é a segunda colheita do arroz que brota na mesma área. A ressoca deve ser iniciada em maio.
Deixe seu comentário nesse post