Jovem de apenas 19 anos luta contra a fibrose cística; Saiba como ajudar
A jovem Dayelle Maas Dalpiaz, de apenas 19 anos, está pedindo ajuda para lutar contra a doença fibrose cística. Diagnostica ainda bebê com a doença, Dayelle enfrenta desde o ano passado o agravo da fibrose.
Moradora do bairro João Pessoa, a rotina de Dayelle consiste em realizar três nebulizações diárias e receber tratamento fisioterapêutico contínuo. Além disso, ela depende de uma série de medicações diárias. Embora seja recomendado que ela faça exercícios físicos ou pilates diariamente, a falta de força a impede de seguir essa recomendação.
Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
Participe do grupo de informações da 105 FM no Telegram! Clique aqui
Em seu último exame de função pulmonar, realizado em outubro de 2022, Dayelle foi diagnosticada com apenas 38% da capacidade pulmonar. Caso essa tendência continue, ela precisará entrar na fila de transplante pulmonar.
Para o tratamento da doença, o medicamento Trikafta demonstrou eficácia para pessoas com fibrose cística. O Trikafta tem custo estimado em 30 mil dólares por mês. Porém, uma médica na Argentina desenvolveu um genérico chamado Trixacar, que apresenta os mesmos benefícios do medicamento original, mas com um custo consideravelmente menor. O valor mensal do Trixacar é de aproximadamente 3 mil dólares.
Para comprar o Trixacar na Argentina, a família de Dayelle está com uma campanha. A mãe de Dayelle, Dairce Maas, conta que o Trixacar dá esperanças para que a jovem volte a rotina normal.
“Só este medicamento vai dar a vida dela normal. Antes, uma coisa que ela nunca precisou é oxigênio e hoje precisa pra deixar ela mais tranquila, se não fica forçando demais o pulmão”, afirma.
A mãe de Dayelle, Dairce Maas, afirma que o caso da guaramirense Luana Bylaardt é o que anima a filha. “Se olhar os depoimentos antes e depois do remédio, ele é excelente, dá outra vida. Converso com a Luana bastante e até orientações, a experiência dela vem me ajudando nesta luta”, disse.
Para ajudar a jovem de Jaraguá, Dayelle Maas, o link da Vakinha pode ser acessado AQUI. O PIX da família é o email: [email protected].
Deixe seu comentário nesse post