Com mais de uma década de existência, empresa vai abrir oito unidades no Estado até o final deste ano
Fundada em 2011 em Jaraguá do Sul, pelos empresários Denis Torizani e Jorge Braier, a multipremiada Cervejaria Stannis – no total, já recebeu nada menos do que 133 distinções nacionais e internacionais – planeja conquistar Santa Catarina e o Brasil.
Por meio de franquias, a empresa projeta a abertura de pelo menos oito unidades no Estado até o final de 2025, o que representará investimentos de R$ 1,08 milhão.
Com capacidade de produção de 70 mil litros mensais de chope e cerveja, em 2024 a empresa registrou um faturamento de R$ R$ 5,3 milhões. Para 2025, a projeção é de uma receita de R$ 5,8 milhões.
De olho na expansão, a empresa passou recentemente por uma das maiores consultorias especializadas em franchising da América Latina, com o objetivo de assegurar a implementação dos melhores processos em seu modelo de franchising.
O modelo adotado nas franquias é o Stannis Tap, com um sistema próprio de torneiras de chope operado no formato autosserviço.
“Nosso público atual está em Santa Catarina e pretendemos, a partir dos mais de 10 anos de atuação, expandir a presença, em um primeiro momento, para o Sul do Brasil e, posteriormente, para o país inteiro”, diz Joice Pauli, diretora de Rede de Bares Próprios e Franquias da Stannis. “Em termos práticos, temos a intenção de abrir oito unidades de franquias em locais como Florianópolis, Balneário Camboriú, Blumenau, Itajaí, Brusque, São Bento do Sul, Pomerode e Urubici”.
A qualidade das bebidas da Stannis vem sendo atestada pelos prêmios obtidos: na lista estão as premiações de melhor cerveja do ano com a Alma Mater, da Cervejaria Stannis, em 2024 – o concurso teve a participação de 137 cervejarias de 89 cidades em 21 estados e no Distrito Federal e foram avaliados 1.060 rótulos por 90 jurados.
Outra cerveja que ganhou os holofotes internacionais foi a cerveja Goddess Calíope, eleita a melhor do mundo no estilo Sour & Wild Beer Lambic no World Beer Awards 2024, concurso que premia cervejas de diferentes países, levando em conta os ingredientes, o sabor e o estilo da bebida para a avaliação.
Além dos produtos em si, a paixão dos sócios pela cerveja se traduz no conceito que norteia as ações da empresa, o de “criar momentos incríveis na vida das pessoas”.
A intensa participação da Stannis em festas temáticas e em festivais é um capítulo à parte e contribui para o engajamento do público jovem, um dos alvos da marca. A Stannis já marcou presença ou mesmo produziu eventos como Halloween no pub da Stannis, Oktoberfest em Jaraguá do Sul (Insannis Fest Oktober), com mais de 2.027 ingressos vendidos, Insannis Fest Arraiá, um dos maiores eventos do ano em Jaraguá do Sul, com a presença de 20 mil pessoas, e Warren Stannis Festival, entre outros.
Formatos e rótulos
O universo Stannis é composto pelos pubs, pelas Tap rooms, pelo bar e loja de fábrica, além das lojas online. Nos pubs, a experiência com a marca e o bom atendimento são valorizados. Os “stanners”, definição dos que integram a comunidade dos cervejeiros, têm acesso aos sabores das bebidas, à integração dos colaboradores, aos momentos de alegria e às celebrações. É uma experiência completa, uma ode à vida.
Já as Taps são espaços, normalmente em formato de containers de autosserviço, com várias torneiras de chope. No bar e loja de fábrica, extensão da cervejaria Stannis, é possível apreciar um chope fresco ou mesmo encher o growler direto da fonte e aproveitar os novos estilos em primeira mão. Há ainda a possibilidade de entender mais sobre mundo das cervejas artesanais com o mestre cervejeiro. Na loja de fábrica, é possível adquirir produtos como growler Stannis, copos, camisetas, moletons, bonés, inclusive alguns desses produtos com o beija-flor, símbolo da marca, que significa responsabilidade.
No total, são 16 rótulos, incluindo os sazonais:
- Scarlett Flanders: maturada por um ano em barril de carvalho eslavo, transformando-a em uma Belgian Flanders Red Ale.
- Gold Amélia: Belgian Blonde Ale com aroma de ameixa e damasco, cerveja considerada complexa, clara e encorpada com índice de amargor (IBU) 12.
- White Rose: saborosa Weizenbier, uma cerveja clara e leve com aroma de cravo e banana com suave sabor do trigo.
- Mama Sour: cerveja ácida, que maturou por um ano em um barril de carvalho francês e desenvolveu um intenso aroma de frutas tropicais e madeira.
- Kitana Coffee:com adição de grãos de café do cerrado mineiro, cuja base é uma American Pale Ale
- Dear Paula: cerveja amarga com aroma dos lúpulos florais americanos e sabor maltado
- Brigit Ale: American Pale Ale com lupulada e leve com aroma de frutas tropicais e cítricas.
- Red Sönja: tradicionalIrish Red Ale com intenso aroma maltado, dulçor inicial e final torrado seco e qualidade do lúpulo tcheco Saaz.
- Rouge Nammu: fruit beer exótica e aromática com adição de framboesa e amora que potencializam a estrutura da cerveja.
- Ororo Dunkel: traz o equilíbrio entre lúpulos e quatro maltes.
- Stannis Pilsner: largerrobusta de corpo dourado, bebida refrescante, um pouco mais amarga que do que as demais pilsens.
- Juicy Lucy Sour: American Sour Ale com leve acidez e aroma de frutas tropicais, cítricas e amarelas, provenientes dos oito estilos de lúpulos que vão em sua receita
- Mary Wells:collab entre Stannis e Warren, marcada pela união de lúpulos com o toque do gengibre com o equilíbrio da acidez do hibisco, que a tornou uma cerveja refrescante com aromas e sabores únicos.
- Jaras Lager:cerveja do estilo Vienna Lager de cor âmbar com 5% de teor alcoólico e 20 IBU.
- Liebe Anna:com paladar combinando a refrescância do caju com o dulçor e acidez da goiaba
- Little Louisa: uma New England IPA com cara de suco de manga, aroma intenso e delicioso de lúpulos frutados, com sabor de tangerina, laranja, limão e manga.
Mulheres em destaque
Uma das curiosidades da Stannis está na referência feminina nos rótulos da bebida. Alguns exemplos são as Dear Paula, White Rosie, Gold Amelia e Natália Strong, inspiradas nas mães de Denis e de Jorge, Dona Amélia e Dona Natalia. Segundo a dupla, elas incentivaram a atividade e acompanharam de perto o processo de criação da Stannis, bem como o seu aprimoramento. E o contexto de abordagem de como as mulheres eram representadas nas propagandas de cerveja com erotismo não fazia parte das ideias dos sócios.
Na cervejaria catarinense, a associação entre mulheres e cerveja tem abordagem diferente, com homenagens às mulheres inspiradoras e que representam valores, considerados essenciais pelos fundadores, como bondade, resiliência, verdade e amor.
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