Mais de 5 mil jaraguaenses estão sendo monitorados na Central 0800 Covid
O aumento no número de casos de covid-19 em Jaraguá do Sul neste início de ano – o que vem ocorrendo no cenário mundial – fez aumentar também os atendimentos na Central de Orientação da Covid-19, mantida pela Prefeitura desde o início da pandemia.
Para se ter uma ideia, no dia 3 de janeiro desse ano, 47 pacientes com covid-19 estavam sendo monitorados. Naquele dia também ocorreram 13 teleconsultas por meio do 0800-643-8089 e plataforma 2106-8448 (WhatsApp). Na sequência do mês de janeiro veio uma explosão de casos. Atualmente a Central tem o registro de 5.293 monitoramentos. Somente ontem (25), foram realizados mais de 1.200.
Importante ressaltar que além dos positivados nos testes feitos na UAPS, UBS do Czerniewicz (antigo Pama 1) e UBS Wolfgang Weege (na Barra), todos os exames feitos em farmácias e laboratórios particulares, quando positivados, também são encaminhados para a Vigilância Epidemiológica que repassa à Central essas informações.
A partir do recebimento dos dados, o trabalho funciona da seguinte forma: o paciente vai para uma lista de teleconsulta para receber atendimento.
Por meio da Central ocorre a notificação do caso, prescrição da medicação, a pessoa recebe o atestado e termo de isolamento e todas as demais orientações que devem ser seguidas, além de entrar para o monitoramento, onde alguém da equipe de atendentes vai entrar em contato no decorrer dos dias para saber como o paciente está evoluindo. A Central de Orientação Covid-19 conta, atualmente, com uma equipe de 75 pessoas, entre médicos e demais profissionais da saúde.
Devido ao número expressivo de ligações e contatos via Whats, em muitos momentos, as linhas acabam ficando congestionadas. O secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, pede paciência. “Todos os pacientes positivados vão receber o atendimento necessário por meio da Central de Orientação, só pedimos a compreensão porque são muitas ligações diariamente”.
Deixe seu comentário nesse post