Confira o artigo de Priscila Zat
O Natal, com sua atmosfera de generosidade e troca de presentes, pode ser uma valiosa oportunidade para ensinar boas lições de educação financeira às crianças. É claro, é natural que tenhamos vontade de realizar os desejos dos pequenos para alegrar as comemorações desta data festiva, mas o excesso de compras e gastos exagerados podem transmitir a ideia equivocada de que tudo é facilmente alcançável.
É importante lembrar que, mesmo nessa época, os adultos têm um papel fundamental em mostrar que o verdadeiro valor do dinheiro está no esforço e na estratégia.
A observação é uma poderosa ferramenta de aprendizado: as crianças absorvem comportamentos financeiros ao ver o que os adultos fazem ao seu redor. Por isso, simplesmente dar tudo o que eles pedem tira a chance de ensinar o valor das conquistas.
Sugiro que as famílias pensem o Natal como uma estratégia válida para introduzir conceitos como planejamento e poupança. Por exemplo, falar abertamente sobre o orçamento familiar, de forma simples, e incluir os filhos na definição das compras natalinas pode ajudar os pequenos a entenderem muito sobre escolhas e limites.
Nesse sentido, a escolha por um brinquedo mais caro, da mesma forma, pode se tornar um objetivo para o qual a criança poupa parte de sua mesada, internalizando o valor do esforço.
A mesada, aliás, é uma ferramenta muito prática, que se ainda não faz parte da rotina familiar, pode ser sugerida como uma premissa para o próximo ano. Com uma quantia fixa, as crianças aprendem a administrar seu dinheiro, priorizar gastos e economizar para objetivos maiores.
Mais do que presentes, vale lembrar que o Natal deve ser sobre momentos compartilhados. Atividades especiais que não exigem muito investimento financeiro, como cozinhar juntos, assistir a um divertido filme em conjunto ou dar um passeio em um parque, podem mostrar que o tempo em família tem um valor que vai além do consumo.
A educação financeira começa com conversas simples e escolhas conscientes, na intenção de formar adultos que saibam lidar com desafios e perseverar no alcance de seus objetivos.
Artigo de Priscila Zat, CEA – Especialista em Investimentos da Warren Investimentos Jaraguá do Sul – [email protected].
Deixe seu comentário nesse post