Caminhada a pé levará cinco dias até o destino final
Uma viagem de fé teve início nesta quarta-feira, dia 26. Vinte peregrinos da região e até do Rio Grande Sul se uniram para caminhar do “Espaço Servo de Deus Padre Aloísio”, em Jaraguá, até o destino final o Santuário Santa Paulina, em Nova Trento.
A peregrinação intitulada como “Caminhos do Santuário”, ligando os santuários do Padre Aloísio e de Santa Paulina, terá duração de cinco dias. Mais de 160 quilômetros serão caminhados no total. A caminhada de fé deverá terminar no domingo, dia 30.
O peregrino Douglas Weber, de 40 anos, destaca a experiência que é a caminhada de fé até Nova Trento. “2024 é a quarta caminhada que a gente participa. O “Caminhos do Santuário” é um caminho que desperta sempre o interesse. A cada ano é uma novidade, a gente sempre encontra novas situações, novas expectativas e o final sempre é surpreendente. O que a gente passa a cada dia, pessoas que a gente encontra no caminho apoiando, passa de carro, às vezes buzina,. O pessoal sabe que a gente está indo e é bastante receptivo”, disse.
De Ibiraiaras no Rio Grande do Sul, o casal Ivo Guadagnin e Francisnara Zandona dirigiu 600 quilômetros para participar da peregrinação. Ivo afirma que a caminhada tem um sentido especial, por conta da tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul.
“Nós vivemos calamidade muito grande no Rio Grande. Então quem tem a oportunidade como nós de pedir a Deus que proteja, que dê um pouco de alento para aquelas pessoas, porque nós íamos participando de uma equipe de trabalho lá, criamos um SOS para ajudar as pessoas, um grupo grande no nosso município lá, atendemos aquela região do Vale do Taquari.
Então o que a gente vê lá nos motivou mais ainda para vir aqui porque a gente, como não foi prejudicado, agradecer a Deus por não ter acontecido com a gente, mas pedir a Deus proteção e que motive as pessoas para que ajudem. O Estado de Santa Catarina também é muito irmão, muito cooperativo, vem ajudando, mas ajudando muito. E lá não vai ser um mês, dois meses, um ano. Vai muitos, mas muitos anos para reconstruir tudo aquilo. Nós precisamos sim da ajuda dos outros. Então a gente veio para pedir forças a Deus para que ilumine para que a gente também descubra os caminhos para fazer isso”, afirma.
Francisnara Zandona também pede bênçãos ao estado gaúcho. “A gente deixou o trabalho de lado, deixou as preocupações e veio fazer uma parada na vida, como a gente diz, que na verdade a gente não é nada, não se leva nada dessa vida. Acho que é o momento de parar, pensar, agradecer, pedir. A gente vem lá de uma tragédia do Rio Grande do Sul, dos irmãos que sofreram bastante, então pedir para Deus que olhe para essa gente e que ajude eles”, destaca.
Os peregrinos estão uniformizados com uma camiseta azul com as imagens do Padre Aloísio e de Santa Paulina estampadas. O “Caminhos do Santuário” teve início em 2018. No ano passado, um grupo saiu da região com destino a Nova Treno e, neste ano, foram formados três grupos.
Deixe seu comentário nesse post