Confira dicas para evitar cair em golpes virtuais
Desde o dia 3 de novembro o PIX está funcionando, e com isso as pessoas vêm se cadastrando nesse novo sistema. Porém já existem golpes pela internet com links falsos na tentativa de roubar dados pessoais de quem clica.
Entenda o que é o PIX:
O Pix é a solução de pagamento instantâneo, criada e gerida pelo Banco Central do Brasil, que proporciona a realização de transferências e de pagamentos em poucos segundos. É um meio de pagamento assim como boleto, TED, DOC, transferências entre contas e cartões de pagamento. A diferença é que o Pix permite que transferências e pagamentos sejam realizados em qualquer dia, incluindo fins de semana e feriados, e em qualquer hora, informando apenas um dado ou lendo um QR Code.
O PIX é seguro?
E a resposta é sim! A segurança faz parte do Pix desde seu princípio, e é priorizada em todos os aspectos do ecossistema, inclusive em relação às transações, às informações pessoais e o combate à fraude e lavagem de dinheiro. Todas as transações ocorrerão por meio de mensagens assinadas digitalmente e que trafegam de forma criptografada, em uma rede protegida e apartada da Internet.
O Gerente da Sicred Agência Jaraguá do Su l- Bom Jesus, Aimore Woleck, separou algumas dicas para a segurança e evitar golpes virtuais, confira:
1 – Cuidado ao fazer o cadastro das chaves
Seu endereço de e-mail ou seu número de celular já são informações suficientes para que outras pessoas façam transações com você. Para isso, você terá que cadastrar esses dados como chaves. Mas faça isso exclusivamente pelos canais oficiais da sua instituição bancária, como por exemplo, o aplicativo baixado em seu celular.
2 – Pediram sua senha? Desconfie!
Empresas nunca pedem senhas, sejam elas bancos, instituições ou outros. Se pedirem, desconfie e jamais forneça.
3 – Não instale programas ou abra arquivos em anexos
Ações desse tipo não fazem parte da operação normal em lojas e estabelecimentos. Por isso, se em algum local isso for pedido para você, desconfie: pode ser uma forma de roubar seus dados.
4 – Veja se o dinheiro foi transferido na hora
Com o Pix, não há mais um prazo de compensação até que o dinheiro caia na conta de destino: o valor é transferido imediatamente após a tela de confirmação, ou seja, a transação leva poucos segundos para ser efetuada.
5 – Cancele seu cartão se achar necessário
Caso você tenha a suspeita de que seus dados possam ter sido expostos ou divulgados, cancele seu cartão, entre em contato com o banco ou instituição financeira e peça para bloquear suas contas e trocar o seu login.
6 – Não pague pelas transações
Se hoje os bancos cobram taxas para transferências entre pessoas físicas, com o Pix isso não vai mais acontecer. Então, preste atenção se seu banco cobra ou não taxas adicionais nas transferências realizadas pelo Pix, pois elas devem ser totalmente gratuitas.
7 – Familiarize-se com os pagamentos com QR Code
Com o Pix, os QR Codes serão muito utilizados na hora de realizar pagamentos: familiarize-se com eles. O QR Code estático é uma imagem fixa, como um código de barras, e pode ser utilizado diversas vezes, em diferentes transações.
8 – Não acesse links encaminhados externamente:
Desconfie de links encaminhados por e-mails, postagens em mídias sociais ou SMS provenientes de pessoas e órgãos estranhos.
9 – Cuidado com os e-mails de convites de pré-cadastro do PiX.
Muitas instituições financeiras estão pré-cadastrando seus dados no Pix sem sua permissão. Pode ser uma fraude. Cadastre sua chave PiX com cooperativa de sua preferencia.
Qualquer dúvida sempre procure a sua agência bancária.
Deixe seu comentário nesse post