Delegado afirma que Polícia já tem conhecimento de onde são aplicados a maioria dos golpes virtuais aqui na região
Os golpes virtuais têm predominado entre os boletins de ocorrências registrados na Delegacia de Polícia da Comarca de Jaraguá do Sul. A informação é do delegado Luiz Carlos Grossl, acrescentando que são mais de dez ocorrências atendidas diariamente de pessoas vítimas deste tipo de criminosos.
“São das mais variadas, desde aquela alegação de que a filha ou o filho troca a foto, e aí diz, ‘mãe, eu estou com um problema no celular, eu estraguei o celular, você podia pagar isso’. Mas tem que ter calma nessa hora, analisar, retornar a ligação para a pessoa, para esse filho, para esse parente, para esse irmão que está pedindo dinheiro, demorar umas horas aí, até se certificar realmente de que é ele que está fazendo esse contato”, frisa.
Ainda, segundo o delegado, a Polícia Civil já tem conhecimento de onde são aplicados a maioria dos golpes virtuais aqui na região de Jaraguá do Sul.
“O serviço de inteligência da Polícia Civil já conseguiu ver que quem mais pratica esse tipo de golpe aqui é uma organização muito bem montada, que está no Rio Grande do Sul. Então, estão lá na Grande Porto Alegre, dali é que partem o maior número de golpes aplicados via internet. O golpe parte dentro do presídio, mas os laranjas estão fora, onde que entra o dinheiro, para onde é direcionado”, relata.
Outro golpe comum na região é o do intermediário na compra e venda de veículos.
“Ali é um pouco de ganância tanto de quem tá vendendo quanto de quem tá comprando. A pessoa coloca que está vendendo um carro por 20 mil reais. Aí o cara vem e diz, ‘olha, eu tô comprando esse carro, mas não é pra mim. Tem que passar esse carro pro sobrinho meu, que eu estou devendo. eu te dou 22 mil. Só que ele vai aí na tua casa, ele vai olhar o carro’. E pra pessoa que tá comprando, ele diz, ‘olha, estou vendendo esse carro por 15 mil’. E a pessoa também fica deslumbrada. Então as pessoas que tão frente a frente, o veículo tá ali e paga com o terceiro. Que levam dinheiro e o prejuízo fica com os dois”, explica.
As denúncias de crimes pela internet podem ser registradas diretamente nas delegacias de Polícia Civil, pelo site da Polícia Civil de Santa Catarina no boletim on-line, ou mesmo no telefone 181.
Deixe seu comentário nesse post