Saiba como justificar
Os eleitores para quem o voto é obrigatório e que não compareceram às urnas no primeiro turno das Eleições Municipais 2024, realizado no dia 6 de outubro, têm mais uma semana para justificar à Justiça Eleitoral o motivo da sua ausência. De acordo com a legislação, o prazo para apresentar a justificativa sem implicação de multas encerra no dia 5 de dezembro.
- Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
- Siga a 105 FM no Instagram! Clique aqui
O chefe do cartório da 87ª Zona Eleitoral, Ricardo André dos Santos, fala o caminho para o eleitor justificar a ausência. “As justificativas podem ser feitas via aplicativo E-título, ou pela internet, eles procuram ali no Google a palavra ‘justifica’, já vai aparecer ali o sistema do TSE de justificativa. O eleitor pode utilizar esse sistema, juntar os documentos ali comprobatórios, que comprovem ali a impossibilidade de votar no dia 6 de outubro. E nós vamos receber aqui, e o juiz eleitoral vai analisar essa documentação. E estando tudo correto, vai definir a justificativa”, disse.
Ricardo dos Santos também destaca que as justificativas podem ser feitas presencialmente, mediante agendamento prévio. “Para o atendimento presencial, a necessidade do agendamento. O agendamento é também virtual, entrando ali na página do TRE, vai ter ali já na página principal ‘serviços ao eleitor’, então é só fazer o agendamento, escolher a melhor data e horário”, finaliza.
A Justiça Eleitoral fica na rua Ângelo Schiochet, no Centro de Jaraguá do Sul. O atendimento é das 12h às 19h.
Deixe seu comentário nesse post