Concurso havia sido suspenso temporariamente em março devido a pandemia do coronavírus
A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Diretoria de Gestão de Pessoas da Secretaria de Administração, detalheu a situação de momento do Concurso Público contemplado pelos editais 001/2019 e 002/2019:
- As primeiras etapas do concurso, que mobilizou mais de 17 mil inscritos, ocorreram nos dias 02 e 09 de fevereiro, transcorrendo sem dificuldades ou percalços. Nesta etapa, cerca de 1400 concorrentes foram aprovados para a etapa seguinte, que seria a avaliação psicológica ou o teste prático. São concorrentes de 12 estados brasileiros diferentes.
- Em decorrência da chegada da pandemia de covid-19 em Santa Catarina, todos os concursos públicos e vestibulares foram suspensos, o que provocou, em 19 de março de 2020, a suspensão temporária do Concurso, deixando sem data específica a realização das duas etapas ainda pendentes naquele momento.
- O governo estadual só permitiu a retomada de concursos públicos e vestibulares por meio da portaria 714/2020, de 18 de setembro, condicionando uma série de medidas para que a realização das provas presenciais fosse aceita, entre elas: a) o distanciamento social de 1,5m dentro das salas utilizadas; b) disponibilização de álcool em gel nas salas de aula e consequente higienização do espaço; c) dispor de uma sala para cada concorrente que chegar ao local da prova e tiver temperatura corporal aferida em mais de 37,8 ºC.
- Desde então o Município vem estudando, junto à empresa contratada para a realização das provas, de que forma o processo poderia ser retomado. Tendo em vista a dificuldade de locomoção (aérea ou rodoviária) para Jaraguá do Sul e a possibilidade de candidatos terem contraído covid-19 e/ou estarem em isolamento no dia para o qual as provas forem remarcadas – o quê poderia lesar concorrentes –, aliado ao aumento de casos da doença na cidade, optou-se por manter o concurso suspenso até que as condições sanitárias sejam mais propícias para a realização das provas.
- Esta mesma situação também ocorre em diversas cidades e instituições de Santa Catarina e no Brasil. Certames em municípios como São José, Concórdia, Palhoça e em órgãos como Ministério Público e Tribunal de Justiça de Santa Catarina também estão com o andamento suspenso.
- A suspensão temporária do processo visa manter a isonomia entre os candidatos, permitindo a ampla concorrência daqueles que ainda estão participando do certame público em momento oportuno à realização deste.
A Diretoria de Gestão de Pessoas reitera que está à disposição dos candidatos que tiverem quaisquer dúvidas a respeito da paralisação do certame, pelo telefone 2106-8267 ou pelo e-mail [email protected].
Deixe seu comentário nesse post