Em nota, o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, lamentou o falecimento do empresário e amigo, Mário Lanznaster. Lunelli esteve em encontro com o empresário no mês passado. Confira a nota de pesar do prefeito
Faleceu na madrugada deste domingo (18), em Chapecó, aos 80 anos de idade, o empresário Mário Lanznaster, presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos, terceiro maior conglomerado agroindustrial brasileiro do setor da carne. Considerado um dos maiores líderes do cooperativismo brasileiro das últimas décadas, Lanznaster vivia um delicado quadro de saúde desde 2018 em razão de um tumor no fígado.
Em nota, o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, lamentou a morte do empresário Mário Lanznaster. O prefeito esteve reunido com o empresário Mário Lanznaster em encontro no mês passado. Confira a nota do prefeito Antídio Lunelli sobre o falecimento.
“Estas fotos são deste mês passado, quando o Senhor Mário Lanznaster nos recebeu. Um homem admirável, com uma história incrível de luta e fé no cooperativismo. Eu como Prefeito Municipal de Jaraguá do Sul, externo os meus maiores sentimentos de condolências à família enlutada e a todos os que o conheceram. Confesso que depois de passar aqueles momentos com ele, eu me senti mais motivado a continuar a trabalhar pela comunidade. Ele deixou um grande legado e com certeza plantou este sentimento em todas as pessoas que o conheceram. “Fé, família e trabalho.” Que sejam estes nossos legados durante a passagem dos dias neste plano”, disse o prefeito Antídio Lunelli.
Mário Lanznaster presidia a Aurora Alimentos desde 2007 e estava em seu quarto mandato. Antes, presidiu a Cooperativa Agroindustrial Alfa de 1997 a 2009. Por dois anos (de 2007 a 2009) exerceu simultaneamente as presidências da Aurora e da Alfa.
Trajetória
Lanznaster era catarinense, nasceu em 30 de junho de 1940 no município de Presidente Getúlio. Casou-se com Edirce com quem teve quatro filhos: Márcia, Fabiano, Fernando e Juliana. Suinocultor há 40 anos e produtor de milho, feijão, soja e trigo desde 1984, Mário Lanznaster era graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Santa Catarina. Cursou MBA em Gestão Empresarial para Dirigentes de Organizações do Sistema de Agronegócio e Formação Geral Básica para Altos Executivos pela Fundação Getúlio Vargas.
Foi extensionista rural em 1968 nos municípios de Modelo e Chapecó. Em 1974, trabalhou como assessor técnico na Coopercentral quando iniciou a implantação do programa de fomento à suinocultura, conhecido hoje como Suicooper. Foi vice-presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) e presidente da Sociedade Amigos de Chapecó (SAC), entre outros cargos comunitários que exerceu. Era vice-presidente para assuntos estratégicos do agronegócio da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). Em outubro de 2002 assumiu a vice-presidência da Cooperativa Central Aurora e, em 2007, a presidência.
Nos 13 anos em que comandou a Aurora Alimentos, Mário Lanznaster implementou um poderoso programa de investimentos na estrutura industrial e na produção pecuária, consolidando um colosso cooperativista-empresarial-industrial que emprega diretamente mais de 34 mil trabalhadores e processa 1 milhão de aves/dia, 25 mil suínos/dia e 1,5 milhão de litros de leite/dia, com receita operacional bruta superior a R$ 12 bilhões por ano.
As honras fúnebres serão prestadas no Ginásio de Esportes da unidade Frigorífico Aurora Chapecó II (FACH II), à Rua Antônio Morandini, no Bairro SAIC, em Chapecó, a partir das 12 horas deste domingo (18/19).
Deixe seu comentário nesse post