Veículo deve começar a rodar em breve
A empresa de conversão de veículos Eletra e a transportadora de valores Protege criaram o que dizem ser o primeiro carro-forte elétrico do mundo. Além de ser brasileiro, o motor utilizado pelo carro-forte é produzido pela jaraguaense WEG. O modelo que acaba de ser entregue deve começar a rodar em São Paulo em breve.
“O fato de você pegar um caminhão muitas vezes no fim do ciclo e transformar em elétrico traz um ganho muito grande. Primeiro porque você não desova caminhões velhos no mercado. Depois, quando faz o retrofit, elimina a emissão na sua operação”, disse Iêda Nogueira, diretora da Eletra.
Mesmo com 957 kg em baterias, a Eletra afirma que o carro-forte elétrico é quase 1 tonelada mais leve do que um similar a diesel. O peso total não foi divulgado.
O motor elétrico de até 449 cv e 1.800 kgfm de torque fornecido pela jaraguaense WEG é instalado em uma posição mais baixa do que o antigo diesel que equipava o veículo.
A Eletra ainda instalou um sistema de regeneração da energia para as frenagens. “Acrescentamos um sensor no pedal. A primeira fase do freio é elétrica. Só depois que o sistema convencional é utilizado”, dia Iêda.
Assim, as baterias podem ter parte da carga recuperada durante a operação. A Protege afirma que o custo de operação do carro-forte elétrico é 65% mais baixo do que dos similares a diesel.
Outra vantagem na operação é a ausência de ruídos, além das emissões neutras. “Em entregas específicas, onde é preciso desligar o veículo por conta do ruído e das emissões, isso não precisa mais ser feito”, destaca a executiva da Eletra.
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