Assuntos financeiros ficaram em primeiro lugar no ranking de reclamações do consumidor
O Procon de Jaraguá do Sul iniciou o ano com um planejamento extenso junto à população para a Semana do Consumidor, com o tema “Empréstimos consignados a beneficiários do INSS”. Devido à pandemia, a programação externa foi cancelada.
Porém um vídeo explicativo com entrevistas e orientações foi divulgado nas redes sociais da prefeitura. Mas a pandemia não parou os serviços de atendimento ao consumidor do Procon. Cumprindo todas as exigências sanitárias, o Procon realizou 3.174 atendimentos aos consumidores em 2020. Também foram instaurados 374 processos e 232 foram finalizados. O total de multas aplicadas foram 12.
Confira abaixo o ranking de atendimentos no Procon de Jaraguá do Sul em 2020
1° Assuntos financeiros (bancos, cartão de crédito) – 1.307 (41,18%)
2° Serviços essenciais (água, energia elétrica, coleta de lixo) – 704 (22,18%)
3° Produtos (qualquer produto comprado no comércio e que tenha algum problema, defeito) – 699 (22,02%)
4° Serviços privados (contratos) – 343 (10,81%)
5° Saúde (problemas com plano de saúde, hospital, médico) – 58 (1,83%)
6° Habitação (aluguel, compra/venda de imóvel) – 34 (1,07%)
7° Alimentos – 29 (0,91%)
O setor de fiscalização atendeu 325 denúncias de violação do direito do consumidor, além de realizar as pesquisas mensais de preço da cesta básica, higiene e limpeza, combustível e taxas bancárias, divulgadas no site da prefeitura em https://www.jaraguadosul.sc.gov.br/procon/pesquisas.php.
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