PL prevê ainda a obrigatoriedade de uma profissional do sexo feminino durante as consultas
A partir de agora toda mulher terá direito a acompanhante em consultas e exames durante procedimentos que utilizem anestesia, inclusive os ginecológicos nos estabelecimentos de saúde de Jaraguá do Sul. É o que prevê o Projeto de Lei do parlamentar Luís Fernando Almeida (MDB) aprovado durante a sessão desta terça-feira (24) na Câmara de Vereadores.
Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
Participe do grupo de informações da 105 FM no Telegram! Clique aqui
Almeida salienta que é dever do Poder Público garantir medidas de segurança que visam resguardar a integridade física das mulheres. “Por diversas vezes presenciamos notícias da violência contra essas pacientes em situação de vulnerabilidade. Os casos de abusos sexuais em hospitais e clínicas enquanto pacientes passam por procedimentos cirúrgicos mostram a fragilidade das mulheres na área da saúde”, comentou.
Segundo o texto do Projeto, todo estabelecimento deverá informar a existência do direito às pacientes em local visível e de fácil acesso. O PL prevê ainda a obrigatoriedade de uma profissional do sexo feminino durante as consultas.
Almeida afirma que essa medida visa não apenas proteger as mulheres que passam por procedimentos médicos, mas também a conscientização sobre seus direitos, reforçando a importância de garantir que todos os pacientes se sintam seguros e respeitados durante exames clínicos.
Para o parlamentar, além de ser o presidente que mais investiu na Procuradoria da Mulher, o Legislativo jaraguaense deu mais um passo importante na promoção da segurança e dos direitos das mulheres com a aprovação do projeto. “Esta Casa demonstrou um compromisso em combater a vulnerabilidade e garantir a integridade das pacientes em todos os momentos”, salientou Almeida.
Para virar Lei, o PL segue agora para sanção do prefeito Jair Franzner.
Deixe seu comentário nesse post