Prova será aplicada por meio digital, do dia 7 a 18 de novembro
O acompanhamento da educação básica no Brasil é feito a partir de avaliações externas aplicadas ao final de cada ciclo de aprendizagem (5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio).
A Secretaria Municipal de Educação de Jaraguá do Sul (Semed) passou a aplicar, no ano de 2015, provas de desempenho escolar que funcionam como um indicador de qualidade. A partir de 2016, a aplicação passou a ocorrer a cada dois anos, intercalando com a avaliação do Saeb. Apenas no ano de 2020, não ocorreu devido à pandemia.
Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
Participe do grupo de informações da 105 FM no Telegram! Clique aqui
A Prova Jaraguá é o instrumento utilizado pela rede municipal de ensino para avaliar e acompanhar o desenvolvimento do ensino fundamental, com o diferencial de ser aplicada ao término de cada etapa/ano do ensino, nas turmas de 4º e 5º ano, com avaliações de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Humanas e da Natureza, e nas turmas de 6º ao 9º ano, com todos os componentes curriculares, a fim de fazer um acompanhamento mais preciso e pontual do sistema de ensino.
A análise dos resultados da Prova Jaraguá é fundamental à medida que norteia ações que visam melhorias no processo de ensino e de aprendizagem e que possibilitam aperfeiçoamento das atividades de formação continuada promovidas pela Secretaria Municipal de Educação, bem como tomadas de decisões para ações na esfera escolar ou do município, objetivando o aprimoramento constante do processo educativo.
Em 2022, a Prova Jaraguá será aplicada, pela primeira vez, por meio digital, no período de 7 a 18 de novembro, em todas as 278 turmas de 4º ao 9º ano das escolas da rede municipal, mobilizando, aproximadamente, 8.550 alunos.
Deixe seu comentário nesse post