Em parte de Santa Catarina, termômetros podem chegar a 40°C
Santa Catarina iniciou a semana sob uma onda de calor, que deve se prolongar até a próxima quarta-feira (12) trazendo riscos à saúde e exigindo cuidados redobrados da população. Segundo a Secretaria da Proteção e Defesa Civil, as temperaturas devem ultrapassar os 30°C em grande parte do estado, com os maiores registros esperados no Grande Oeste e no Litoral Sul, onde os termômetros podem chegar a 40°C.
- Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
- Siga a 105 FM no Instagram! Clique aqui
Nesta terça-feira (11) e na quarta-feira (12) o calor se intensifica, principalmente no Litoral Sul, onde os valores podem se aproximar dos 40°C. As manhãs já começam abafadas, e as temperaturas sobem rapidamente ao longo do dia, aumentando o risco de desidratação, insolação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.
O meteorologista chefe da Proteção e Defesa Civil, Felipe Theodorovitz, destaca que essa onda de calor ocorre devido a um bloqueio atmosférico, que impede a entrada de frentes frias e mantém o tempo seco.
“Esse bloqueio faz com que o ar quente fique represado sobre Santa Catarina, elevando as temperaturas de forma intensa e prolongada. O calor será mais forte no Oeste e no Litoral Sul, mas todas as regiões sentirão o impacto”, explica.
Confira no Instagram da 105:
Deixe seu comentário nesse post