Transporte coletivo retorna no dia 8 de setembro em Jaraguá do Sul
A Diretoria de Trânsito e Transportes da Prefeitura de Jaraguá do Sul alinha com a empresa Canarinho os últimos detalhes do transporte coletivo antes da sua segunda retomada, dia 8 de setembro, próxima terça-feira.
O diretor de Trânsito, Gildo Martins de Andrade Filho, enfatiza que a retomada será feita em caráter experimental, o que quer dizer que todo serviço será avaliado periodicamente. Um plano sanitário também será seguido.
“Vamos recomeçar no dia 8 de setembro com redução de linhas, 50% de capacidade de pessoas em cada ônibus, uso obrigatório de máscara, higienização após cada percurso, limpeza geral a cada quatro horas e sanitização a cada 24 horas. Será seguro usar o transporte coletivo, mais do que muitos outros tipos de transporte, desde que todos façam a sua parte”, garante Andrade.
Não será aceito pagamento em dinheiro dentro dos ônibus, somente o Cartão TEM da Canarinho. A medida atende exigências sanitárias. O posto de recarga do cartão estará aberto no terminal de passageiros a partir do dia 8, funcionando de segunda a sexta-feira das 8h às 12 e das 13h às 18h. Quem tem créditos poderá utilizar.
Como é experimental, a retomada pode sofrer adequações de um dia para outro, para que se garanta a saúde e segurança de todos. De modo geral, o plano de retomada segue o que já havia sido planejado na primeira tentativa, em junho. Abaixo, algumas das orientações.
- Lotação máxima de 50% da capacidade nominal do ônibus
- Priorizar a utilização de veículos com basculantes e janelas abertas
- Exigir a utilização de máscaras por todos os passageiros e motoristas
- Disponibilizar álcool 70% para higienização das mãos
- Demarcar distância de segurança de no mínimo 1,5 m nos terminais de embarque e desembarque
- Realizar a desinfecção completa do ônibus a cada quatro horas de operação
- Pessoas acima de 60 anos devem evitar utilizar o transporte coletivo urbano e rodoviário
- Os horários e linhas serão divulgados no site da Canarinho, canarinho.com.br
Deixe seu comentário nesse post