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Os ciclos organizacionais precisam ser iniciados, vividos e finalizados, para que a evolução efetivamente aconteça, assim é com a natureza. Muito comum em empresas, que estas recaiam na armadilha do tempo. Erram na gestão, acreditam que mudaram e acabam repetindo o mesmo erro. Não finalizam o processo, ou pior acham que finalizaram, mas na verdade continuam a repetir a mesma jornada, com novas pessoas porém com velhos hábitos.
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Isto traduz que a empresa não tem a consciência e que, ela não mudou e não evoluiu e acha que não mais cometerá o erro. A suposição e o autoengano são gigantescos neste caso.
Errar é possível e passível a todos. Não há como fugir de algum erro. Eles servem inclusive de alerta para qual caminho a empresa está seguindo. Para uma correção de rota e como processo de aprendizagem, precisa entender assim.
Agora repetir no erro, NÃO! Mas infelizmente isto acontece. Quando a empresa utiliza de paliativos para resolução do problema. Não vai na causa real geradora do problema. Acredita que agindo no entorno do problema, este, o problema, se resolve. Mais ou menos como curar um machucado, limpando em volta do ferimento. Claro que não vai dar certo. A infecção no local será muito provável e o problema, que se achava curado, só piora. Pois bem, nas empresas também. A analogia é simplista, mas a concretização dela não.
Ir ao centro do problema e encará-lo frontalmente, sem barreiras e sem pudores pode ajudar a melhorar, ou até a salvar uma empresa. Isto vale para todas as condições da vida na verdade.
Seria ingenuidade ou descaso dizer que as empresas não sabem quais são seus problemas. Elas sabem, mas por vezes não querem mexer nele. Pois algo além da empresa poderá estar em questão. Relacionamentos, famílias, amizades ou outras em diferentes dimensões.
Dar a volta no entorno do problema não o soluciona. Ele precisa ser atacado no seu cerne, na ferida, como popularmente se fala. Atacar, tratar a ferida, para ver se melhora. Isto pode e normalmente o é, bem desconfortável. Demitir alguém antigo de casa, que conhece muitos melindres. Substituir alguém da família. Perceber que o tempo de sua contribuição já acabou. Não ter competência ou apreço que se faz. Estas são algumas possibilidades reais de problemas existentes em muitas organizações, que precisam de tratativas.
Perceber qual o momento da empresa, onde ela erra e principalmente se ela está repetindo o erro é sinal de que algo não vai bem. O sinal de alerta está ligado e não pode permanecer sem ser percebido, pois o risco só aumenta. Pense nisto: [email protected].
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