A menos de um ano das eleições, cenário ainda está indefinido
Se o xadrez eleitoral no Brasil começa a ficar mais definido com as pré-candidaturas de Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT), João Dória (PSDB), Sérgio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT), em Santa Catarina ainda há muitas dúvidas sobre quem serão os concorrentes no pleito de outubro do próximo ano.
A começar pelo próprio governador Carlos Moisés, ainda sem partido e sem um rumo claro. Especula-se sobre a possibilidade de filiação no MDB, tanto que Moisés esteve em Jaraguá do Sul conversando com o prefeito Antídio Lunelli que é pré-candidato pela sigla. Entretanto, ainda não há nenhuma definição e o MDB tem as prévias marcadas para 15 de fevereiro, devendo optar entre Lunelli, Celso Maldaner e Dario Berger. Uma reunião da executiva do partido em Florianópolis na próxima segunda-feira deverá tratar sobre o tema.
No PSDB, mudanças, o ex-deputado Gelson Merísio ganhou concorrente na condição de pré-candidato, o secretário de Turismo de SP e ex-ministro do Turismo, Vinicius Lummertz. Ele já comunicou ao partido que vai oficializar sua pré-candidatura ao Governo do Estado nos próximos dias. Lummertz ganhou força após a vitória de João Dória nas prévias, no fim de semana.
No Podemos, o prefeito de Balneário Camboriú, Fabricio Oliveira, terá a missão de formar palanque para o juiz Sergio Moro em Santa Catarina.
Outra consequência do cenário nacional, com a filiação do presidente Jair Bolsonaro ao PL, em Santa Catarina, o senador Jorginho Mello ganha força para negociar alianças. Há ainda outras lideranças importantes aguardando uma melhor definição do tabuleiro, entre elas o ex-governador Raimundo Colombo (PSD), e também o prefeito de Florianópolis, Gena Loureiro (União Brasil).
Pré-candidatos ao governo de SC:
Sem partido – Carlos Moisés
MDB – Antídio Lunelli, Celso Maldaner, Dario Berger
Podemos: Fabricio Oliveira
DEM/União Brasil – Gean Loureiro
PSDB, Gelson Merísio, Vinicius Lemmertz
PSD: Raimundo Colombo, Napoleão Bernardes, João Rodrigues
PP: Esperidião Amim, Joarez Ponticelli
PL: Jorginho Mello
PDT: Fernando Coruja, ex-prefeito Lages
PT – Décio Lima
Deixe seu comentário nesse post