O presidente do Samae disse que será um ano de grandes avanços no saneamento básico de Jaraguá do Sul
O Conselho Municipal de Saneamento Básico (CMSB) de Jaraguá do Sul, fez a primeira reunião do ano nesta quarta-feira (12). Na ocasião, foi apresentado aos integrantes da assembleia, os resultados alcançados pelo Samae em 2020, e os objetivos para 2021. A autarquia atingiu a maioria das metas do ano passado.
O diretor presidente do Samae, Ademir Izidoro, que também preside o CMSB, disse estar satisfeito com o desempenho da autarquia. “Investimos mais de 30% do que foi arrecadado. Isso é motivo de satisfação para nós”, destacou.
Izidoro ressaltou, ainda, que uma das últimas obras do Plano de Ampliação de Saneamento está prestes a ser concluída. “Ainda no primeiro semestre vamos entregar a nova ETE Água Verde”, afirmou.
Para Ademir Izidoro, 2021 será um ano de grandes avanços no saneamento básico de Jaraguá do Sul. “Vamos completar 53 anos com muita disposição para o trabalho”, brincou. O aniversário do Samae é no dia 28 de maio de 2021.
Executado em 2020:
- Ampliação do sistema de esgoto, que fechou 2020 com 605 km de redes;
- Continuidade do programa de saneamento básico na área rural;
- Ampliação da eficiência da área comercial;
- Índice de 30% na coleta seletiva;
- Transição do sistema de drenagem pluvial;
- Melhoria e atualização dos sistemas de informação;
- Melhorias nas estações de tratamento de água (ETA);
- Construção de novos reservatórios possibilitando o armazenamento de 25 milhões de litros de água.
Metas para 2021:
- Elaborar o projeto de construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto no bairro Ilha da Figueira (o terreno está sendo adquirido e a ETE está em fase de projeto). A nova estação irá tratar também, o esgoto doméstico dos bairros Santa Luzia, João Pessoa, Vieiras e Centenário.
- Revisar o Plano Municipal de Saneamento Básico;
- Implantar a rede coletora de esgoto nos bairros Três Rios do Sul e Três Rios do Norte, ampliando a rede de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 5.687 metros e mais três elevatórias.
- Concluir o Plano Diretor de Drenagem Urbana;
- Construir o novo almoxarifado central e o novo laboratório;
- Avançar nos estudos para implantar o sistema de valorização energética de resíduos sólidos, com o objetivo de dar uma destinação diferente dos aterros sanitários.
Deixe seu comentário nesse post