Chuvas permanecem irregulares até janeiro do ano que vem
A estiagem prolongada que atinge Santa Catarina, desde meados do ano passado, faz com que o abastecimento em diversas regiões do Estado seja comprometido. A previsão é que até janeiro de 2021 tenhamos chuvas abaixo da média.
A presidente do Samae de Jaraguá do Sul, Ana Carolina Figur, garante o abastecimento, mas pede que a população não desperdice água. “O Samae tem duas estações de captação e tratamento de água, uma localizada no Rio Garibaldi e outro no Rio Itapocu. Não há motivo para preocupação, há água suficiente para abastecer a população. Mas é importante reforçar que a economia é necessária”, afirma.
O meteorologista Piter Scheuer afirma que as chuvas na região devem ficar próximas da média. “As chuvas permanecem irregulares, pelo menos, até o final desse ano e ano que vem até janeiro. Essa chuva é mais irregular para o Oeste, pra região de Jaraguá do Sul as chuvas ficam próximas da média”, destaca.
No Oeste catarinense, região mais atingida com a estiagem, alguns municípios estudam medidas contra o desperdício de água. Em Iporã do Oeste, quem for flagrado desperdiçando água, receberá multa de R$ 160.
Deixe seu comentário nesse post