Em meio às preocupações quanto à dengue, autoridades da Saúde acendem o alerta para o aumento de casos de covid-19
O coronavírus continua circulando e neste ano os registros de covid-19 aumentaram consideravelmente. No mês de fevereiro, por exemplo, Santa Catarina contabilizou um aumento de 156% no número de casos da doença, em comparação com janeiro.
Em Jaraguá do Sul, não é diferente. O Município enfrenta um aumento nos casos de covid-19. Até agora já foram registradas 1.589 notificações, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde. No Brasil, até o dia 14 de março, foram confirmados 53.873 casos da doença, com 277 óbitos.
Segundo dados da Secretaria de Saúde até a data de hoje, quatro munícipes se encontram internados em leitos de enfermaria nos hospitais locais, incluindo uma criança e três adultos. Uma das medidas essenciais para prevenir formas graves da doença é a vacinação, completar o esquema vacinal é essencial.
- Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
- Siga a 105 FM no Instagram! Clique aqui
O apelo é dirigido a toda a população, independentemente da faixa etária ou condição de saúde, destacando a eficácia das vacinas na redução dos riscos associados ao coronavírus.
“Estamos acompanhando os números com bastante atenção e o cenário é delicado. Pedimos o apoio da população para que reforcem as medidas preventivas, fiquem atentos a possíveis sintomas e procurem assistência médica se necessário”, salienta o secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti.
Sintomas
Os sintomas mais comuns da covid-19 incluem tosse, dor de garganta, coriza, perda do olfato e paladar, febre, calafrios, mialgia, fadiga e/ou cefaleia. Ao apresentar esses sintomas, é fundamental procurar imediatamente uma Unidade de Saúde para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado.
Prevenção
Medidas preventivas devem ser reforçadas, tais como o uso de álcool gel, a lavagem frequente das mãos com água e sabão, a manutenção de ambientes arejados e bem ventilados, além do uso adequado de máscaras de proteção em casos de suspeita ou confirmação da doença.
Diante do cenário atual, a colaboração de todos é essencial para conter a propagação do vírus e proteger a saúde da comunidade jaraguaense. O respeito às orientações das autoridades de saúde e a conscientização sobre a gravidade da situação são fundamentais para superarmos juntos esse desafio.
Deixe seu comentário nesse post