As equipes fizeram a coleta de larvas obedecendo
A Prefeitura de Jaraguá do Sul realizou entre 27/02 e 10/03 mais um Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). O trabalho de pesquisa criado pelo Ministério da Saúde em 2002 tem como objetivo identificar as áreas da cidade com maior ocorrência de focos do mosquito da dengue e os criadouros predominantes.
As equipes fizeram a coleta de larvas obedecendo uma metodologia de amostragem conforme o número de imóveis de Jaraguá do Sul. O levantamento é um importante indicador, ajuda a definir o índice de infestação no Município e possibilita antecipar ações e estratégias de prevenção contra o mosquito e as doenças causadas por ele, como a dengue, zika e chikunguya.
Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
Participe do grupo de informações da 105 FM no Telegram! Clique aqui
Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Dalton Fischer, nesta etapa do LIRAa foram encontrados vários focos do mosquito aedes aegypti em residências, em depósitos como pratos de plantas, baldes, tanques, lonas, regadores, vasos, lixeiras, entre outros. Ele ressalta que a situação em Jaraguá do Sul – a exemplo do que está ocorrendo em todo o Estado –, preocupa.
“Precisamos que a população colabore adotando medidas de prevenção, eliminando pontos com água parada e evitando, assim, que surjam novos focos do mosquito da dengue”.
O secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, destaca que a pasta acompanha com atenção o avanço no número de focos e casos de dengue no Estado e trabalha na criação de estratégias para combater aqui a proliferação do Aedes aegypti.
Sintomas
Normalmente, a primeira manifestação é a febre alta (39 °C a 40 °C) de início repentino, que tem duração de 2 a 7 dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.
Deixe seu comentário nesse post