Avaliações cognitivas e consultas neuropediátricas visam contribuir para uma melhor aprendizagem
A Secretaria Municipal de Educação vai disponibilizar neste segundo semestre 100 avaliações cognitivas de nível intelectual e desempenho escolar para alunos da rede municipal.
O objetivo é atender à demanda reprimida em busca deste serviço. A ação está sendo desenvolvida em parceria com a Secretaria de Saúde, que vai providenciar o encaminhamento direto para consultas com médicos neuropediatras.
O Prefeito Luís Antônio Chiodini comemorou a ação. “Estou feliz em anunciar essa parceria inédita no Estado. Não medimos esforços para melhorar as condições de aprendizagem e esse é mais um exemplo do esforço conjunto das nossas secretarias para oferecer serviços melhores à população. É por isso que digo: Guaramirim um passo à frente, sempre”, declarou.
O projeto atende a necessidade de avaliar o desempenho escolar das crianças que já apresentavam alguma dificuldade, e que não tinham sido diagnosticadas ou que não tinham laudo concluído mesmo antes da pandemia.
“As avaliações cognitivas vão identificar se as nossas crianças, identificadas pelas Unidades Escolares, têm algum tipo de atraso, transtorno ou deficiência intelectual. A partir dessa investigação passaremos então para a consulta”, afirmou a Secretária Municipal de Educação, Claudia Chiodini.
O passo seguinte é liderado pela Secretaria Municipal de Saúde, como detalha o Secretário Marcelo Deretti: “a Secretaria de Saúde vai fornecer essas consultas através de um mutirão, e isso vai facilitar porque estas crianças não precisarão passar por uma Unidade de Saúde para depois serem encaminhadas. O encaminhamento delas é feito diretamente após a identificação da necessidade feita na avaliação cognitiva”, explicou.
Este é mais um dos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação de Guaramirim com o objetivo de recuperar a aprendizagem dos estudantes. A atividade diagnóstica de aprendizagem surge com a função de conhecer e acompanhar o desenvolvimento dos estudantes, e principalmente de orientar o planejamento dos professores a partir do resultado dessa análise.
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