Mutirão vem para combater o aumento dos casos de doenças respiratórias
Neste sábado (28), a Secretaria de Saúde de Schroeder promoverá mais um Mutirão de Vacinação da gripe e da Covid-19. As unidades de saúde do Centro e dos bairros Sossego e Schroeder I se prepararam para receber o público-alvo das campanhas, das 8h às 12h.
Iniciada em abril, a Campanha contra a influenza já se encontra na segunda etapa. No entanto, a meta local de vacinação ainda está bem abaixo do esperado.
Somando-se idosos, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a 4 anos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, professores e pessoas com deficiência permanente, Schroeder precisa vacinar 6.128 pessoas. Até o momento, somente 2.290 foram imunizadas (37,3%).
Apenas 4,3% do grupo de pessoas com deficiência permanente e 19% das puérperas se imunizaram contra a gripe, sendo os grupos com os índices mais baixos de adesão à vacina. Na sequência, estão os professores, com 29%.
Ainda dentro do grupo prioritário, os integrantes das forças de segurança e salvamento e forças armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; entre outros, não possuem número estimado de doses a serem distribuídas (meta). Desse público, apenas 14 pessoas se vacinaram.
Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
Participe do grupo de informações da 105 FM no Telegram! Clique aqui
Para a secretária de Saúde de Schroeder, Ingrit Eli Roweder, o quadro atual de aumento nas internações por síndrome respiratória em Santa Catarina é bastante preocupante. O crescente número de crianças gripadas – não por uma simples gripe, mas por uma doença que se prolonga por semanas – fez com que o Estado chegasse a 100% de leitos de UTI ocupados.
Ingrit ressalta que 60% do público que busca atendimento nas unidades de saúde de Schroeder atualmente é formado por crianças e adolescentes.
“A vacina da gripe está sendo disponibilizada há quase 60 dias. Agora, teremos essa mobilização e, na próxima semana, estaremos finalizando. Não quer dizer que as pessoas não possam mais receber a vacina. É importante que todos aqueles que estão nos grupos prioritários se vacinem”, ressalta Ingrit.
A partir da segunda (6), a vacina estará disponível para todos, incluindo pessoas fora dos grupos prioritários.
A secretária também lembra que a vacina da Covid-19 será oferecida para crianças, adolescentes, adultos e idosos nesta ação de sábado.
“A Covid não acabou. Schroeder tem média de 10 a 15 casos positivados por dia. Então, teremos as doses disponíveis. Os profissionais não medem esforços para aplicar a vacina, que nós recebemos gratuitamente. A gente pede mais uma vez, que as pessoas exerçam seu direito de vir se vacinar”, salienta.
Deixe seu comentário nesse post