Painel Covid mostra queda pela quarta semana consecutiva na procura por atendimento nas unidades de saúde
A Secretaria de Saúde vem registrando, a cada semana, menos procura por atendimentos para os casos suspeitos de covid. Por isso, a partir de amanhã (1°), segundo o secretário de Saúde, Alceu Moretti, estão previstas mudanças. Pama, Unidade Básica de Saúde da Barra e a Central de Orientação sobre o Coronavírus (0800-643-8089) continuam com atendimento exclusivo para covid-19 e sintomas gripais. As unidades da Ilha da Figueira, Nereu Ramos e Caic passam a atender as outras demandas.
A baixa procura também levou a secretaria a centralizar o plantão deste fim semana apenas no Pama, encerrando as atividades em quatro postos de saúde: Ilha da Figueira, Nereu Ramos, Barra do Rio Cerro e Caic. Anteriormente, os plantões de sábados e domingos no posto de saúde do João Pessoa já haviam sido suspensos. “Percebemos que estas unidades não tiveram muita procura por consulta médica nos fins de semana em que estiveram abertas, por isso, nenhuma delas abriu ontem e no sábado (29)”, esclarece a diretora de saúde, Alessandra Malschitzky. De acordo com Alessandra, sobraram muitas consultas tanto no sábado como no domingo (29 e 30) no Pama, que esteve aberto das 6h30 às 22 horas. No sábado, foram 23 pessoas em consultas médicas; no domingo, nove.
O Painel Covid mostra queda pela quarta semana consecutiva na procura por atendimento nas unidades de saúde (UBS) por suspeita de covid. Foram 503 atendimentos de 23 a 29/8. Na semana anterior, 705; entre 9 a 15/8, 947 e de 2 a 8/8, 1.179.
Todas as unidades de saúde mencionadas atenderão até hoje (31) exclusivamente casos suspeitos de covid e com síndrome gripal. O Pama 1 tem horário especial: das 6h30 às 22 horas, de domingo a segunda. Os postos atendem de segunda a sexta, das 7 às 11h30 e das 12h30 às 16h30.
O secretário de Saúde Alceu Moretti chama atenção para os cuidados amplamente divulgados pelo poder público e pelos veículos de comunicação como: uso de máscara, distanciamento e isolamento social, lavagem das mãos e objetos com frequência. Todos estas recomendações continuam sendo fundamentais para que a cidade não apresente elevação no número de casos de covid-19. Segundo o secretário, o Comitê Extraordinário de Combate à Covid-19 se mantém alerta, tomando todas as decisões necessárias para cuidar da população e manter o vírus sob controle.
Deixe seu comentário nesse post