Versão digital está disponível desde setembro de 2019
A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento que registra a vida profissional do trabalhador e garante o acesso aos direitos trabalhistas previstos em lei. Desde setembro de 2019 o documento está sendo emitidono formato digital,tanto a 1ª via, como as renovações. O sistema funciona cruzando várias bases de dados do governo com as informações enviadas pelo empregador via eSocial, como os dados do contrato de trabalho, anotações de férias, 13º salário, etc.
Mas, apesar de não ser mais atribuição do Sistema Nacional de Emprego (Sine), na unidade de Jaraguá do Sul, os pedidos de orientação continuam chegando. Segundo o gerente de Trabalho e Renda, Douglas Venturi, o processo para ter a carteira digital é simples, ao baixar o Aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”, que está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS, e preencher os dados solicitados, o trabalhador terá acesso à versão digital.
“Quando a pessoa for procurar emprego, a empresa já vai perguntar se a carteira dela é digital, então, pelo CPF do empregado é feito o registro de trabalho no sistema. Todos os registros do trabalhador vão aparecer lá”, informa.
Já em relação ao Programa de Integridade Social (PIS), Douglas ressalta que o número é vinculado ao CPF da pessoa.
Como acessar
Para criar a carteira digital, além de baixar o App, o trabalhador também pode acessar o site da prefeitura: https://www.jaraguadosul.sc.gov.br/index.php; no botão “Sine”, aparece o item “Carteira de Trabalho Digital”, clicando nele, automaticamente o trabalhador será transferido para o portal do Governo Federal onde a versão online poderá ser feita. “É bem simples de fazer, é algo que veio para auxiliar e modernizar as questões”, reforça Douglas Venturi.
Mas é importante que a carteira física seja guardada, pois ela continua sendo um documento para comprovar o tempo de trabalho.
Deixe seu comentário nesse post